terça-feira, 30 de outubro de 2007

Imigrantes mortos em naufrágio


Pelo menos 17 imigrantes morreram em dois naufrágios ocorridos no último domingo no sul da Itália, dos quais sete corpos foram localizados em uma praia da região da Calábria e outros nove na Província de Catânia, que fica na Sicília.

Sete imigrantes se afogaram quando o barco de madeira no qual viajavam quebrou após encalhar nas proximidades de uma praia de Roccella Jonica, na Calábria, segundo a Capitania dos Portos local e os Carabineiros (força policial italiana). Os sete homens, de nacionalidade palestina, viajavam em um velho barco de 30 metros de comprimento junto com outros 100 compatriotas. Os sobreviventes estão sendo atendidos pela Defesa Civil e por membros do sistema de saúde em Roccella Jonica.

Segundo alguns deles, o grupo havia partido há dias de um porto da Turquia com destino ao sul da Itália. Nesta madrugada, quando estavam perto da praia de Roccella Jonica, no mar Jônico italiano, a embarcação se partiu em três partes, devido ao mar muito agitado. Os imigrantes são todos homens; uma criança que diz ter dez anos também viajava com eles, segundo as fontes.

Integrantes da Capitania dos Portos em Roccella Jonica fazem buscas na zona do acidente, diante da possibilidade de haver mais mortos.

A guarda-costeira da Capitania da Catânia, na Sicília, também recuperou na região conhecida como Vendicari nove corpos de imigrantes levados pelo mar até terra firme após o naufrágio do barco em que viajavam, segundo informaram fontes da Capitania.

Um total de 24 imigrantes estava nesta embarcação, dos quais sete estão a salvo.
Segundo as fontes, a guarda-costeira continuará amanhã com as buscas das oito pessoas restantes. Um relatório da organização Fortress Europe diz que 1.096 pessoas morreram ao tentar entrar de modo ilegal na Europa este ano, 99 só no mês de setembro.

Fonte: Agência EFE /Ansa It.

Nenhum comentário: