Um relógio que pertenceu à imperatriz Josefina Bonaparte, casada com Napoleão Bonaparte, foi vendido na segunda-feira (12) por 1.505.000 francos suíços (o equivalente a R$2,310 milhões), em um leilão em Genebra, anunciou a Christie's. O valor final foi sete vezes maior do que o lance mínimo. O nome do comprador não foi divulgado.
Fabricado em 1800, em ouro e diamante, o relógio azul escuro é um dos primeiros exemplares de relógios "táteis" inventados por Abraham Louis Breguet, em 1790. O sistema, com o relógio na parte externa, permitia ver a hora com um simples toque, em uma época em que se considerava grosseiro consultar os ponteiros em público. A estrutura em ouro foi pedida em 1799 por Josefina e, em 1804, depois que Napoleão foi coroado imperador, foram colocados os diamantes e uma coroa.
Anos mais tarde, Josefina deu o relógio de presente para sua filha Hortênsia de Beauharnais, e um "H" foi acrescentado à estrutura. Josefina de Beauharnais (1763-1814) se casou com Napoleão Bonaparte em 1796, mas perdeu o posto em 1809 por não lhe dar um herdeiro.
Fonte: O Globo on line
Nenhum comentário:
Postar um comentário