O italiano Francesco Totti, capitão e ídolo da Roma,recebeu ontem, uma homenagem bem particular para um jogador de futebol. O grupo Piano Circus, formado por seis pianistas ingleses que tocam composições a 12 mãos, executará uma obra do compositor inglês pós-minimalista Graham Fitkin inspirada em Totti.
"Oh capitano, mio capitano" foi escrita em 2004 e remete ao swing do jazzista norte-americano Glenn Miller, sob o filtro dos ensinamentos de Steve Reich, pioneiro do minimalismo. O resultado é uma cintilante linha sonora que desliza sobre uma base rítmica repetida. Fitkin também reformulou sua composição para outras ocasiões e formações, como piano solo, teclado, conjunto misto etc.
O concerto com o Piano Circus é inédito e será apresentado na aula magna da Universidade Sapienza de Roma, dentro da temporada da Instituição Universitária de Concertos. O grupo inglês, nascido em 1989 para executar uma composição de Steven Reich que também será tocada amanhã, é formado por David Appleton, Kate Halsall, Semra Kurutac, Graham Rix, Kelvin Lim e Helen Reid. O nome Piano Circus faz referência à disposição em sala dos pianos - organizados sempre em círculo -, mas também indica a ausência de um líder e o perfeito equilíbrio entre os vários componentes.
Além da homenagem ao capitão da Roma, serão executadas obras de Patrick Nunn, Peter Wiegold, Conlon Nancarrow, Terry Riley, Errki Sven Tuur e Yumi Hara Cawkwell, todas de grande virtuosismo e dificuldade técnica, compostas especialmente para o grupo de seis pianistas.
Fonte: Ansa
quarta-feira, 7 de novembro de 2007
Totti é homenageado por pianistas
Marcadores:
Música,
Personalidades
Nenhum comentário:
Postar um comentário