quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Grandes jornais italianos recebem ameaças de morte


O jornal italiano La Repubblica anunciou em seu site ter recebido ontem, um envelope contendo uma bala e ameaças de morte, enquanto correspondências semelhantes enviadas a dois outros grandes jornais foram interceptadas pelo correio italiano. "Um envelope endereçado ao diretor do La Repubblica, Ezio Mauro, chegou nesta manhã à sede do jornal pelo correio. Ele está sendo analisado pelos policiais", informou em seu site o principal jornal de esquerda.
Dois outros envelopes, endereçados aos diretores do Corriere della Sera, Paolo Mieli, e do diário econômico Il Sole 24 ore, Ferrucio De Bortoli, contendo também balas e cartas ameaçadoras, foram interceptados na noite de segunda para terça-feira em um centro de triagem do correio italiano, revela também o La Repubblica. O envelope destinado ao Corriere continha uma bala de calibre 7,65 e uma mensagem definida como "delirante" pela Polícia, segundo o La Repubblica. Segunda-feira o jornal da Liga do Norte (direita, autonomista), La Padania, recebeu um envelope contendo uma bala de revólver de calibre 38 e uma carta com ameaças contra o líder da Liga, Umberto Bossi, finalizada com a frase "Alá é grande".

No dia 11 de janeiro, uma carta contendo duas balas e ameaças de morte contra o ex-chefe de governo italiano Silvio Berlusconi e seu irmão Paolo, e concluída também com a frase "Alá é grande", foi deixada na sede do jornal "Il Giornale", de propriedade da família Berlusconi. Os 'carabinieri' ainda não determinaram se estas ameaças foram feitas pelo mesmo remetente, indica o La Repubblica.

Da AFP

Nenhum comentário: