sábado, 19 de janeiro de 2008

Muito além da sobremesa


O chá verde está entre os hits da estação e vem com brownie ou iogurte. Entre os mais exóticos estão o de lichia com saquê e de queijo de cabra com rúcula

Em dias em que a temperatura ultrapassa os 30ºC antes das 9h, nada melhor do que o sabor estupidamente gelado de um bom sorvete. Neste verão, sorveterias e restaurantes desenvolveram novas maneiras de saboreá-lo. De sobremesa, passaram a ocupar o menu de entradas e drinks. Um dos carros-chefe da estação, o chá verde leva o sucesso das garrafinhas para as taças e casquinhas. Na Gelateria Parmalat, no Rio, a opção entra no menu esta semana. De olho na tendência, o restaurante Minimok encomendou sua versão exclusiva e a leva a mesa com brownie. Na Yogoberry, especializada em frozen de iogurte, o sabor vem em tamanhos pequeno, médio e grande, com direito a complementos como frutas frescas e granola.

Até a culinária árabe se rendeu. No Arab, o menu tem Beghrir (crepe marroquino), com sorvete de almíscar e calda de damasco. Com iniciativas gastronômicas no mínimo exóticas, a Ki Legal tem em sua lista sorvetes de cocada branca e chiclete. A tradicional Confeitaria Colombo preparou uma combinação nada clássica. O Cup de Fios de Ouro da casa reúne sorvete de pistache, creme e chocolate com fios de ovos, chantilly, cereja em calda e biscoito leque. O Mil Frutas apostou em misturas como banana com frutas vermelhas ou lichia com saquê . Seguindo a linha frutas e bebidas, o Sorvete Brasil traz o creme de laranja com cointreau. Já o Opium investiu nas caldas, como a de chocolate quente com saquê. A dobradinha entre bebidas mais fortes deu tão certo que o Espelunca Lounge investiu em receitas que, em vez de sorvete com sabor de bebida, criou bebidas tendo o sorvete ingrediente. Boa pedida para as noites quentes, a casa tem o Frescurinha, que leva sorvete de creme, vodka, pimenta e gengibre; e o Absolut de pimenta, em que a bebida vem com hortelã e sorvete de amora.

Além de drink e sobremesa, há lugares em que a iguaria vem como entrada ou prato principal. No Doce delícia, é possível pedir salada com berinjela grelhada, enrolada com rúcula e tomate seco, salada de folhas e, acredite, sorvete de roquefort. Mas essa não é a única combinação de refeição com sabor que deixa a gente imaginando em que bicho isso vai dar. O Eça conseguiu harmonizar ostra com sorvete. Lá, o sorbet (sorvete feito com água em vez de leite) de maçã vem com ostras e aipo. Não menos curioso é o atum marinado com sorvete de queijo de cabra e rúcula, servido com tapenade e folhas de rúcula .

Extraído do Globo on line

Nenhum comentário: