sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Papa pede orações por unidade cristã


O papa Bento 16 conclamou hoje os cristãos do mundo a intensificarem suas preces pela unidade entre as Igrejas."Estamos ainda mais cientes do quanto o trabalho de recompor a unidade, que exige toda a nossa energia e força, está acima das nossas possibilidades", disse ele durante cerimônia na basílica de São Paulo, em Roma, marcando o final da Semana de Oração pela Unidade Cristã, um evento anual. "A unidade com Deus e nossos irmãos e irmãs é um dom que vem do céu", acrescentou.

O reverendo Samuel Kobia, diretor do Conselho Mundial de Igrejas, que reúne a maioria dos credos cristãos não-católicos, estava presente, junto com representantes de outras denominações.Em entrevista prévia ao jornal L'Osservatore Romano, do Vaticano, Kobia disse que o diálogo intercristão cresceu nos últimos anos e que até meados deste século será possível haver uma comunhão plena entre todas as denominações. A Igreja Católica proíbe, por exemplo, que um fiel seu comungue num rito ortodoxo.

Embora Bento 16 faça da unidade cristã uma prioridade do seu pontificado, teólogos católicos dizem que há poucas chances de o Vaticano aceitar a intercomunhão em breve. Se ocorrer, aceitaria inicialmente com as Igrejas Ortodoxas, cujo rito é mais parecido com o católico.

Por Tom Heneghan e Philip Pullella

Da Reuters/Globo on line



Nenhum comentário: