sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Libertação de filho do chefão da máfia causa escândalo na Itália


A libertação do filho do ex-poderoso chefão da máfia siciliana Cosa Nostra, Toto Riina, por vencimento do prazo judicial, desatou um escândalo nesta sexta-feira na Itália. Preso desde 2002, Giuseppe Salvatore Riina, de 27 anos, terceiro filho do temido chefão Toto Riina, foi libertado na véspera, três anos antes de concluir sua pena por disposição da Corte de Cassação, que considerou que a justiça demorou demais para examinar seu processo.

O filho de Riina, que foi condenado a 8 anos e 10 meses por associação mafiosa e extorsão, foi recebido na saída da prisão de Sulmona por sua mãe e uma irmã, que o esperavam num luxuso Mercedes preto.O ministro da Justiça, Luigi Scotti, pediu imediatamente que se esclareça o caso em uma carta enviada à Corte de Apelações de Palermo, capital da Sicília.

A Itália já foi criticada várias vezes pela lentidão da Justiça e condenada por este motivo pela Corte Européia dos Direitos Humanos.Toto Riina, conhecido como "a fera", foi o chefe supremo da Cosa Nostra da década de 70 até sua prisão em janeiro de 1993. Foi condenado a 15 prisões perpétuas por ser considerado o cérebro do assassinato, em 1992, dos juízes antimáfia Giovanni Falcone e Paolo Borsellino.

Com informações da France Presse

Nenhum comentário: