No próximo dia 21, quinta-feira, celebrar-se-á, no mundo inteiro, o Dia Internacional da Língua-Mãe. Para a Associação para o Direito à Língua e para a Democracia Lingüística Internacional, é o momento apropriado para se manifestar contra a hegemonia da língua inglesa. O ato, em Roma, acontecerá diante da embaixada britânica, na Via XX Settembre, das 15h às 17h.
“Hoje – diz a associação – o uso massificado e cada vez mais exclusivo da língua inglesa, para cujo conhecimento se vê obrigado um número sempre crescente de pessoas e povos, não só continua a provocar a perda de funcionalidade e progressivo desaparecimento de línguas minoritárias, mas representa uma forte ameaça para todas as línguas e para todo o ecossistema lingüístico-cultural da terra: estima-se em 90 e 95% o desparecimento de línguas do mundo neste século.
O Dia Internacional da Língua-Mãe é celebrado anualmente no dia 21 de fevereiro, com o objetivo de promover o reconhecimento e a prática das línguas-mães de todo o mundo, especialmente as minoritárias. A data foi proclamada em 1999, durante a 30a. Sessão da Conferência Geral da UNESCO.













Nenhum comentário:
Postar um comentário