domingo, 10 de fevereiro de 2008

Papa presidirá todos os ritos da Semana Santa


O Papa Bento XVI presidirá todos os ritos da Semana Santa e visitará uma paróquia e um centro juvenil em Roma. O Vaticano publicou o calendário das celebrações que presidirá Bento XVI durante fevereiro até 30 de abril, e que incluem todos os rituais da Semana Santa. Hoje, o Papa começará os exercícios espirituais, que se prolongarão até o próximo sábado, tempo em que ficarão suspensas todas suas atividades públicas, incluída a audiência pública da quarta-feira, 13 de fevereiro.

Em 24 de fevereiro, Bento XVI continuará suas tradicionais visitas como bispo de Roma às paróquias da capital e rezará a missa em Santa María Libertadora, no bairro de Testaccio.Em 9 de março, o Papa visitará o Centro Internacional de Jovens, que tem sua sede na Igreja de San Lorenzo in ++Piscibus++ de Roma, onde oficiará uma missa. No dia 13 de março, Bento XVI presidirá uma celebração penitencial com os jovens da capital na Basílica de São Pedro. As celebrações da Semana Santa começarão on 16 de março, quando Bento XVI presidirá na praça de São Pedro do Vaticano a Procissão de Ramos.Na quinta-Feira Santa o papa rezará a missa Crismal em São Pedro do Vaticano - quando se abençoam as extrema-unções que se usarão durante os ritos pascoais e que abre o Tríduo Pascal - e pela tarde se transferirá à basílica romana de São João de Latrão para o ritual dos Ofícios da Quinta-Feira Santa (a Última Ceia).Na sexta-Feira Santa lembrará na basílica de São Pedro do Vaticano a Paixão do Senhor e às 20h15 (18h15 de Brasília) presidirá a Via-Sacra no Coliseu romano. No sábado de Aleluia realizará a Vigília Pascal, fechando o domingo com a Missa da Ressurreição e o pronunciamento da tradicional mensagem de Páscoa. No dia 2 de abril, Bento XVI rezará uma missa em lembrança à morte do Papa João Paulo II na Capela papal.

Neste ano não haverá celebrações no Vaticano pelo aniversário do Pontífice (15 de abril) ou por sua eleição (19 de abril), já que Bento XVI viajará do 15 ao 21 de abril aos Estados Unidos.

Da EFE

Nenhum comentário: