O filme mais romântico de todos os tempos é "Romeu e Julieta" na versão com Leonardo DiCaprio e Claire Danes. Foi o que concluiu um grupo de cientistas britânicos que mediu, através de radiografia cerebral, a empatia criada entre o público e o filme. O estudo foi feito com mil voluntários, que assistiram a trechos de dez minutos de vários filmes românticos. Ao longo das projeções, eram medidos os batimentos cardíacos, a pressão arterial e a atividade cerebral das pessoas por meio de sensores ligados a um computador.
De acordo com os resultados, cerca de 20% dos participantes tiveram um aumento nos batimentos cardíacos quando assistiam a cenas de "Romeu e Julieta", dirigido por Baz Luhrmann. Em segundo lugar, com 12% de aumento de batimentos, está o clássico "Casablanca", protagonizado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Com 10%, ficou o filme "Ghost - Do Outro Lado da Vida", com Demi Moore e Patrick Swayze.
A medição do "romance" não se limita ao coração, o cérebro também possui um papel fundamental. "Graças aos 'neurônios espelho', que reproduzem o que vemos acontecer diante dos nossos olhos, os fãs de filmes de amor experimentam inconscientemente as mesmas emoções representadas na tela grande", explica o neuropsicólogo David Lewis, do Mind Laboratory. "Os 'neurônios espelho' são uma descoberta relativamente recente e ajudam a construir o fenônemo da empatia", afirmou Lewis ao jornal Daily Mail. Os outros filmes que aparecem na lista são: "... E o Vento Levou", "Titanic", "Diário de uma Paixão", "Desencanto", "Uma Linda Mulher", "Simplesmente Amor" e "Dirty Dancing-Ritmo Quente".
Da Ansa














Nenhum comentário:
Postar um comentário