quinta-feira, 29 de maio de 2008

Anistia Internacional preocupada com "clima de racismo" na Itália

ROMA - A Anistia Internacional (AI) declarou estar preocupada com o "pacote de segurança" proposto pelo governo de Silvio Berlusconi, que pretende transformar em crime a imigração clandestina.

Segundo Daniela Carboni, diretora da AI italiana, esta "é uma lei perigosa, sobretudo para quem pede asilo. Pelo simples fato de botar os pés na Itália, a pessoa corre o risco de ser acusada, ir presa ou de ser mandada para o país do qual está fugindo".

Para ela, o que também preocupa é o "clima de racismo e xenofobia" que se espalha pelo país, "alimentado pelas declarações de representantes políticos e institucionais e por parte da imprensa, principalmente depois da morte de Giovanna Reggiani", que foi estuprada e assassinada por um romeno nas periferias de Roma, em outubro de 2007.

"Estamos alarmados com o conteúdo dessas medidas sobre imigração e com o tom de discriminação usado contra romenos e imigrantes irregulares", declarou Daniela, que convidou o governo a "refletir sobre as conseqüências desses projetos".

A diretora da AI na Itália condenou os assaltos a romenos no bairro napolitano de Ponticelli, há duas semanas, e o ataque ao comércio administrado por estrangeiros no bairro romano de Pigneto, mo fim de semana passado.

Daniela pediu que a Justiça investigue os casos, identifique e puna os responsáveis pelos crimes.

"Pedimos que se faça justiça às vítimas desses atos racistas e xenófobos, que haja reparações adequadas aos danos sofridos e que se garanta a segurança das demais pessoas em perigo", disse a diretora.

Da ANSA

Nenhum comentário: