quinta-feira, 29 de maio de 2008

Berlusconi ofende Thatcher, diz jornal inglês

LONDRES - O premier italiano Silvio Berlusconi ofendeu a ex-mandatária britânica Margaret Thatcher, depois de se ausentar em um jantar em Roma, esta semana, em homenagem à "Dama de Ferro" e não pedir desculpas por isso, informou o jornal Daily Telegraph.

Berlusconi seria o "convidado de honra" no jantar de terça-feira, organizado pela família Rebecchini para homenagear Thatcher. Porém, segundo o Telegraph, cerca de 30 convidados esperaram por várias horas a chegada do premier, que não apareceu.

"Foram maus modos. Todos estávamos esperando-o, e nem sequer se deu ao trabalho de nos informar que não ia chegar", declarou Carla Powell, cujo marido foi secretário privado de Thatcher. "Nem sequer seu gabinete se deu ao trabalho de nos ligar", acrescentou.

De acordo com Powell, Thatcher viajou por quatro dias a Roma, "onde desfrutou de uma estadia fantástica".

"Mas durante o jantar tive que lhe dizer uma mentira total sobre Berlusconi. Disse a ela que ele havia enviado uma mensagem se desculpando porque estava muito ocupado devido à crise do lixo em Nápoles", continuou.

Segundo a britânica, Thatcher respondeu: "Pobre homem!"

O gabinete de Berlusconi se negou a comentar as razões de sua ausência.

O premier italiano, de 71 anos, se diz um grande admirador de Thatcher, e diz conservar uma fotografia autografada em seu escritório.

Até o malfadado jantar, a admiração era mútua. A baronesa defendeu fortemente Berlusconi nas eleições de 2001, ao afirmar que o político italiano havia sido vítima de "ataques viciosos" por parte da imprensa britânica.

Da ANSA

Nenhum comentário: