NAÇÕES UNIDAS (EFE) - O Brasil, ao lado de países como Chile e Argentina, foi escolhido ontem como novo membro do Conselho de Direitos Humanos (CDH) da ONU, órgão que avalia a situação dos direitos fundamentais no mundo.
Os 192 países da ONU deixaram fora do Conselho uma das candidaturas mais polêmicas, a do Sri Lanka, muito criticada por ONGs por ser uma nação acusada de violar os direitos humanos e por pleitear um posto que exige grande cumprimento desses princípios.
Nas votações, França e Reino Unido se impuseram por uma pequena margem sobre a Espanha, já que conseguiram 123, 120 e 119 votos, respectivamente, confirmando assim a "estreita luta entre três grandes países europeus" que tinha sido antecipada por fontes diplomáticas.
Os 15 novos membros do CDH foram escolhidos em votação secreta e por maioria absoluta, formada por 97 dos 192 Estados que formam a Assembléia Geral.
Os novos membros do CDH, que farão parte desse órgão do próximo dia 20 de junho até a mesma data de 2011, são Brasil, Argentina, Barein, Burkina Fasso, Chile, Coréia do Sul, Eslováquia, França, Gabão, Gana, Japão, Paquistão, Reino Unido, Ucrânia e Zâmbia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário