sexta-feira, 16 de maio de 2008

Espanha volta atrás em críticas sobre a política de imigração italiana

O premier espanhol José Luis Rodriguez Zapatero, e o chanceler italiano do recém-eleito governo de Silvio Berlusconi, Franco Frattini, mantiveram hoje em Lima conversas de esclarecimento, após críticas e supostos mal-entendidos entre os governos da Espanha e da Itália sobre a política de imigração italiana. Ao que tudo indica, o encontro entre Roma e Madri durante a 5ª Cúpula da América Latina, Caribe e União Européia serviu para acalmar a situação.

De fato, a Espanha deu passo atrás sobre as críticas declaradas pela vice-presidente do governo espanhol, María Teresa Lopez de la Vega, diante das medidas que o governo de Berlusconi vem estudando aplicar à imigração, sobretudo proveniente do leste europeu. Na Europa, o subsecretário espanhol para os Assuntos Europeus, Diego López Garrido, chamou o embaixador italiano em Madri, Pasquale Terracciano, para lhe dizer que María de la Vega "não se referiu, de nenhum modo, à política de governo de Silvio Berlusconi" durante suas declarações, nesta sexta-feira, e sim à situação em Nápoles com os imigrantes ilegais. Já a subsecretária italiana das Relações Exteriores, Stefania Craxi, foi mais dura e direta, dizendo que seria melhor se os espanhóis "se informassem melhor dos fatos".

O atual governo centro-direitista de Berlusconi possui, em suas fileiras políticas, forte presença da Liga Norte, partido de claras linhas xenófobas e separatistas e que viu sua força política crescer nas últimas votações gerais de abril, que elegeram Berlusconi. Nesta quinta-feira, uma grande operação policial na Itália (que gerou críticas dentro e fora do país) prendeu 383 pessoas, das quais 118 serão expulsas do país por se tratarem de imigrantes sem papéis. A Itália pretende criminalizar a imigração sem papéis, dando à Justiça italiana a possibilidade de julgar e prender pessoas que estejam ilegalmente no país.

Com informações da Ansa

2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Gli spagnoli.......Diventando antipatiche in tutta Europa ?