segunda-feira, 19 de maio de 2008

União Européia dá ultimato à Itália sobre questão do lixo

BRUXELAS (ANSA) - A Itália deve atuar imediatamente para resolver a situação do lixo em Nápoles, evitando piores conseqüências para a saúde pública, disse nesta segunda-feira o comissário da União Européia (UE) para o Meio Ambiente, Stavros Dimas, através de sua porta-voz, Barbara Hellferich.

A Comissão da UE iniciou no último dia 6 de maio um processo contra a Itália na Corte de Justiça européia, no entanto, a porta-voz destacou que não se pode esperar a sentença desse tribunal.

"Não podemos esperar a sentença da Corte: as autoridades italianas devem atuar rapidamente para pôr fim a uma situação que apresenta altos riscos para a saúde pública", ressaltou.

Enquanto isso, na noite desse domingo e madrugada desta segunda-feira, os bombeiros tiveram de apagar 75 incêndios em montanhas de lixo acumuladas pelas ruas de Nápoles e sua província, enquanto grupos de pessoas derrubaram lixeiras para bloquear o tráfego.

Habitantes da região, incomodados pelas montanhas de lixo e o mau odor gerado pelo calor dos últimos dias, botaram fogo nos dejetos, provocando alguns incêndios de proporções consideráveis.

O chefe do governo conservador, Silvio Berlusconi, que prometeu resolver o problema do lixo na região da Campânia, irá realizar nessa quarta-feira em Nápoles a primeira reunião operativa de seu Conselho de Ministros.

Berlusconi havia anunciado durante sua campanha eleitoral que iria realizar essa reunião para tomar fortes medidas contra o lixo acumulado e contra a imigração clandestina.

Foto: Corriere della Sera

Nenhum comentário: