sexta-feira, 6 de junho de 2008

Carabinieri completam 194 anos


Com as presenças do presidente Giorgio Napolitano, do presidente do Conselho de Ministros, Silvio Berlusconi, do ministro da Defesa, Ignazio La Russa e outras autoridades, foi comemorado, ontem, o 194° aniversário de fundação da Arma dei Carabinieri.

Os Carabinieri — diminutivo para Arma dei Carabinieri — constituem uma das quatro Forças Armadas da Itália e uma das cinco Polícias da Italia (Polizia di Stato, Carabinieri, Guardia di Finanza, Corpo Forestale dello Stato e Polizia Penitenziaria), cujas atribuições e competências são: a defesa nacional, polícia militar, segurança pública e polícia judiciária. As suas funções e características são, na maioria, compatíveis com as da Guarda Nacional Republicana, de Portugal.


O lema dos Carabinieri é «Nei Secoli Fedele». Foi criado à época do primeiro centenário do Corpo, pelo capitão Cenisio Fusi em 1814, ao contrário da crença generalizada de que teria sido Gabriele d'Annunzio, poeta e dramaturgo italiano, e concedido ao Corpo por Vítor Emanuel III em 10 de novembro de 1933, por aplicação da lei nº 293, de 24 de março de 1932, que estabelece os lemas heráldicos para o Exército italiano.

O Corpo dos Carabinieri foi criado por Vítor Emanuel I, rei da Sardenha para dispor, no Piemonte, de um corpo policial semelhante àquele francês, os Gendarmes.

Site oficial

Com informações da Wikipedia

Nenhum comentário: