sexta-feira, 25 de julho de 2008

Crepúsculo dos Deuses, no Sindicato dos Jornalistas, neste sábado

A obra-prima de Billy Wilder será exibida na sessão Sábados Clássicos do CineSind, dia 26, no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio. O bar ficará aberto para você poder saborear uma taça de vinho, uma cerveja ou um refrigerante acompanhado de pipoca quentinha. Na Rua Evaristo da Veiga 16/17º andar, a partir das 17h. Entrada franca.

Lançado em 1950, “Crepúsculo dos Deuses” conta a história de Norma Desmond, ex-estrela do cinema mudo, que tem a rotina alterada ao acolher em sua mansão Joe Gillis, um roteirista fracassado fugindo dos cobradores. A atriz, que vive solitária com seu fiel empregado Max von Myerling (Erich Von Stroheim), pede a ele que melhore o rascunho de uma história para que Cecil B. DeMille a dirija no papel principal. Em uma atmosfera de frustrações e sonhos, na esperança de voltar ao estrelato do cinema sonoro, ela acaba se apaixonando pelo roteirista.

A história é narrada em flashback por Gillis (William Holden) e se inicia ao descrever o momento em que a polícia e jornalistas entram na mansão e descobrem um cadáver boiando na piscina. Gloria Swanson, no papel de Norma Desmond, também foi uma estrela do cinema mudo. A exemplo de colegas de profissão, enfrentou imensas e amargas dificuldades de adaptação na transição do cinema mudo para o sonoro. Também à semelhança da personagem do filme, caíra no esquecimento do público.

FENARJ

Nenhum comentário: