domingo, 28 de setembro de 2008

Sindicatos aceitam proposta da nova Alitalia após 15 horas de reunião

ROMA - Os sindicatos dos pilotos e assistentes de vôo assinaram o acordo com a Companhia Aérea Italiana (CAI), consórcio italiano de investimentos, para o pacote de salvamento da Alitalia, após uma reunião de quase 15 horas.
O acordo foi assinado pela Associação Nacional dos Pilotos de Aviação Comercial (Anpac) e pela União de Pilotos (UP), os únicos sindicatos que ainda resistiam ao plano "Fênix" de salvamento da companhia.
O governo do premier Silvio Berlusconi expressou sua "plena satisfação" pelo acordo alcançado e "gratidão" à CAI.
Para o acordo definitivo que permitirá o resgate da Nova Alitalia, falta somente a assinatura dos assistentes de vôo filiados aos sindicatos Avia e SDL, o que está previsto para a segunda-feira de manhã, na sede do governo.
"O acordo com todos aqueles que trabalham na Alitalia é fundamental porque significa dar vida a uma obra de grande relançamento, que poderá se realizar somente com a participação de todos", comentou o presidente da CAI, Roberto Colaninno.
O acordo firmado com os sindicatos prevê que os 900 comandantes da companhia terão o contrato de dirigentes. Já os pilotos serão regulamentados segundo o contrato único proposto pela CAI.
Será menos também o número de demissões de pilotos. Em vez das cerca de mil dispensas previstas pela CAI, serão feitas 860, uma vez que 139 pilotos trabalharão em turnos de meio período. (ANSA)

Nenhum comentário: