sábado, 21 de fevereiro de 2009

Carnaval

O Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar que tem suas origens na Antiguidade e recuperadas pelo cristianismo, que começava no dia de Reis (Epifania) e acabava na Quarta-feira de cinzas, às vésperas da Quaresma. O período do Carnaval era marcado pela "adeus à carne" ou "carne vale" dando origem ao termo "Carnaval". O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX.


Hoje é quase consensual que a palavra Carnaval originou-se de carne + vale (do latim: caro, carnis = carne; vale = adeus), ou ainda da expressão carne levare ou carnilevamen. As duas expressões tem sentido quase idêntico: suspensão da carne, abstenção de carne.
O Carnaval é a festa popular brasileira mais famosa em todo o mundo. O Carnaval da cidade do Rio de Janeiro, com o tradicional desfile das escolas de samba, é o famoso mundialmente. Entretanto, o chamado Carnaval de Rua permanece seduzindo multidões, principalmente em Salvador e Recife.

O samba teve origem nos antigos ritmos trazidos pelos escravos africanos que vieram para o Brasil. Afirma-se que a palavra vem de semba, que significa umbigada em dialeto africano. No século XIX, esses ritmos sofreram influência da polca, da habanera, do maxixe e do choro. O samba chegou ao Rio de Janeiro com as baianas uma delas, Hilária Almeida, reunia músicos e boemios que varavam a noite em sua casa cantando. Numa dessas reuniões apareceu a ideia da música que se tornaria o primeiro samba, gravado pela primeira vez por Donga (Ernesto dos Santos). A letra desse samba, intitulado Pelo Telefone, fala do jogo na cidade.

Veneza é uma cidade maravilhosa no coração da Itália, famosa por sua paisagem, as suas gôndolas e seus bailes de carnaval.



As máscaras do carnaval de Veneza são famosas em todo o mundo pelo detalhamento, pela beleza na elaboração e pela riqueza com que são apresentadas. As máscaras permitiam a quebra das barreiras sociais e os ricos podiam aproximar-se dos pobres sem serem socialmente condenados ou comprometidos. O fato é que de tudo isso restou festas carnavalescas que proliferam em toda a Itália e que se modernizam com o passar do tempo, mas as máscaras permanecem. Desejos e tentações podiam ser realizados na proteção do anonimato das máscaras, assim como era uma ótima maneira de se frequentar os lugares proibidos. As máscaras tem origem bastante antiga e o seu uso é permitido durante todo o carnaval exceto nas festas religiosas. Nas manifestações importantes como as festas republicanas era consentido o uso dos trajes venezianos que compunham o uso das máscaras.

Hoje em dia o carnaval veneziano está muito mais moderno mas conserva a tradição do uso de máscaras maravilhosas confeccionadas manualmente que embeleza os bailes e trazem aquele glamour que juntamente com o cenário de Veneza, tornam o seu carnaval inesquecível. Há um rei do carnaval na Itália, enterrado ao final da festa, em um ritual que inclui mulheres chorando e fantasias coloridas.

Redação AI

Nenhum comentário: