quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Giotto: Obra-prima do mestre renascentista chega hoje ao Porto


Giotto, Capela degli Scrovegni

Porto, 26 Fev (Lusa) - A obra-prima do pintor Giotto "chega" hoje ao edifício da reitoria da Universidade do Porto (UPorto), numa exposição que reproduz a forma exata da capela de Scrovegni, em Pádua, e os afrescos do artista renascentista. É uma mostra "imperdível", salientou o pró-reitor da UPorto para a área da Cultura, Manuel Janeira, em declarações à Lusa. "Conheço a capela original e esta é, de fato, uma reprodução muito interessante", acrescentou. Manuel Janeira considerou ainda que as imagens dos afrescos de Giotto "são muito fidedignas" e "têm um tamanho suficientemente razoável para se perceber o pormenor". "Esta maquete tem um quarto do tamanho da capela original, o que permite que fique com uma dimensão visitável", observou o pró-reitor.A maquete da capela foi construída em madeira e aço, à escala 1:4, e dá ao visitante a hipótese de percorrer os frescos de Giotto, tal como se encontram pintados nas paredes e tetos da capela de Scrovegni. A mostra é, também, composta por fotografias de alta qualidade, que reproduzem fielmente a obra de Giotto, e por um conjunto de painéis informativos e didáticos.

A réplica da capela mostra, para além dos afrescos, "a versão original da fachada nua e rigorosa", que "entra em contraste com a leveza e a beleza dos desenhos", acrescentou Manuel Janeira. Intitulada Os Frescos de Giotto, a exposição já percorreu algumas das maiores cidades do mundo, nomeadamente Amesterdam, Bruxelas, Buenos Aires, Montreal, Moscou e Taipe.A mostra, uma iniciativa da Universidade do Porto em colaboração com o Turismo de Pádua e o Consulado de Itália no Porto, fica patente no edifício da Reitoria da Universidade do Porto até 7 de Maio.

Giotto di Bondone é um mestre do Renascimento. A ele se deve a introdução da perspectiva na pintura da época. A capela de Scrovegni, em Pádua, é considerada a sua obra-prima, um trabalho, criado entre 1303 e 1310, que relata cenas da vida da Virgem Maria e da Paixão de Cristo.

Nenhum comentário: