segunda-feira, 9 de março de 2009

Azeite: denominação de origem no rótulo

A Comissária europeia para a Agricultura, Mariann Fischer Boel, anunciou um novo regulamento para a União Europeia (UE), que obriga a indicar no rótulo a origem do azeite de oliva.

"Os consumidores merecem saber o que estão comprando e os produtores devem ser capazes de utilizar métodos de qualidade como instrumento de comercialização de seus produtos", explica a comissária.O ministro italiano para as Políticas Agrícolas, Luca Zaia, comemorou a decisão da UE e se declarou "muito satisfeito" com a nova lei, que entrará em vigor em 1º de julho, graças, entre outros, ao forte apoio que recebeu da Itália.

"Trata-se de um passo importante na defesa da qualidade e da transparência, já que dará aos consumidores a possibilidade de distinguir entre o produto italiano e os outros azeites de oliva procedentes de países comunitários e não comunitários", acrescentou Zaia.

A medida também permitirá "combater as fraudes, porque ninguém mais poderá vender outro azeite fazendo-o passar por azeite de oliva italiano", concluiu o ministro.

Ansa

Nenhum comentário: