segunda-feira, 16 de março de 2009

Cresce o número de viagens entre pessoas da 3ª idade na Itália

Quase 22% da população italiana acima dos 65 anos fez pelo menos uma viagem durante o verão de 2008, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (Istat). Segundo a pesquisa, os idosos preferem viagens breves, de um a três dias. Na Itália, optam pela Ligúria, Emilia Romagna e Toscana. No mediterrâneo, Espanha, Tunísia e Egito. Para os passeios culturais, Alemanha, França e Grã Bretanha. Eles também amam as viagens climáticas e as estações termais. Alguns operadores turísticos oferecem uma carteira especial dedicada à terceira idade, que dá direito à redução do preço sobre o pacote (muitas vezes o desconto chega a 10%) ou ao parcelamento do pagamento.

A Associação para a autogestão dos serviços e da solidariedade (Auser) propõe todo ano aos seus sócios oportunidades de passeios e viagens, mesmo com duração de poucos dias. Em 2008 foram realizadas quase 4 mil, caracterizadas pela troca de hospitalidade entre as diversas sedes da associação, para favorecer a troca de experiências, visitas a mostras, museus, sítios históricos e arqueológicos, turismo solidário, com tutores e acompanhamento voluntário. Cerca de 63% desses viajantes eram mulheres, contra 37% de homens; 66% preferiram passeios de poucos dias, 20% viagens climáticas e estações termais, e 14% escolheram excursões.

O Centro de Estudos de Investimentos Sociais (Censis) registrou que as viagens organizadas por operadores turísticos especializados em terceira idade foram escolhidas por 5 milhões de idosos, o que corresponde a 25% de toda a população que viaja. Isto porque os operadores do setor garantem uma seleção dos destinos, da estrutura e da assistência. Por isso, muitos escolhem confira neles suas viagens, peregrinações e fins de semana. Hoje existem em agências de viagem catálogos dedicados à população sênior e cadeias de hotéis especializados para quem tem mais de 65 anos. Nos melhores, os quartos são bem iluminados e sem obstáculos. Os banheiros possuem alças de apoio no chuveiro, tapetes antiderrapantes e um aparelho de fácil manuseio para chamar imediatamente a recepção em caso de necessidade. Os aparelhos telefônicos, os controles-remoto e os despertadores devem ter números grandes; os elevadores devem ser amplos e sem obstáculos. Por fim, merece particular atenção a escolha do menu, que deve ser à base de pratos leves, livres de alimentos gordurosos e de difícil digestão.


Ansa

Nenhum comentário: