quarta-feira, 29 de abril de 2009

Estiagem muda paisagem nas Cataratas do Iguaçú


Cataratas do Iguaçú - estiagem muda paisagem

A estiagem prolongada no interior do Paraná já afetou um dos mais conhecidos cartões-postais do estado. Nesta terça-feira, o volume de água nas Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, na região oeste do estado, era cinco vezes menor que o normal. Em dias normais, o volume de água registrado é de 1,5 mil metros cúbicos por segundo. Vazão bem maior que a registrada nesta terça-feira, de 310 metros cúbicos por segundo.


Cataratas do Iguaçú em época de cheia

A estiagem prolongada no interior do Paraná já afetou um dos mais conhecidos cartões-postais do estado. Ontem, o volume de água nas Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, na região oeste do estado, era cinco vezes menor que o normal. Em dias normais, o volume de água registrado é de 1,5 mil metros cúbicos por segundo. Vazão bem maior que a registrada nesta terça-feira, de 310 metros cúbicos por segundo. No ano passado, o Parque Nacional do Iguaçu bateu seu recorde histórico de visitação de turistas. A unidade de conservação tombada pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade recebeu 1,154 milhão de visitantes, número 9,3% superior ao registrado em 2007 (1,055 milhão). O recorde anterior havia sido batido em 2005, com 1,084 milhão de turistas. O número de turistas brasileiros aumentou 18,5% na comparação com o ano anterior e atingiu a marca de 538 mil pessoas.


Na margem argentina das Cataratas, o Parque Nacional del Iguazú também registrou recorde histórico de visitantes em 2008. Foram 1,062 milhão turistas, um aumento de 4,2% em relação a 2007. Para este ano, a expectativa antes da estiagem era de que 1,2 milhão de turistas visitassem as set quedas. Para Felipe Gonzalez, secretário municipal de Turismo, a candidatura das Cataratas do Iguaçu na eleição das novas sete maravilhas da natureza colocou a região na rota dos turistas.

O Globo