quinta-feira, 23 de abril de 2009

O Dia da Terra, para um futuro ecosustentável


Ontem, 174 países no mundo celebraram o Dia Mundial da Terra (Earth Day), um evento que se renova há 40 anos e cuja edição 2009 tem por lema um comprometimento concreto para que, por ocasião do G8 sobre o Meio-Ambiente inaugurado em Siracusa, "o Dia da Terra seja todos os dias", disse a ministra italiana do Ambiente, Stefania Prestigiacomo. "É importante que hoje a cúpula do G8 Ambiente abra o Dia Mundial da Terra. Espero que esta seja uma ótima oportunidade para celebrar a Terra e para que haja um comprometimento e esforço concretos para construir um futuro mais seguro, mais sadio e limpo para todos nós, visando celebrar o Dia da Terra todos os dias", afirmou a ministra. A Assembléia Geral das Nações Unidas dedicou à Mãe Terra o dia de ontem.

Na Itália, um empenho para a concretização chega também do mundo da agricultura, porque este setor pode e deve dar a própria contribuição na luta contra as mudanças climáticas, visando um desenvolvimento sustentável, destacou o presidente da Confederação Italiana da Agricultura (CIA), Giuseppe Politi, que indicou algumas práticas concretas para alcançar este objetivo nos próximos anos: reduzir em 15% o uso da água, em 20% o uso de fitoremédios e em 15% a preparação superficial do solo. No Dia Mundial da Terra, a associação ambientalista Legambiente alertou para o 'balanço amargo' de dados e divulgou uma lista das cidades mais poluídas (e poluentes), para solicitar a intervenção de instituições. São 27 sobre as 79 cidades monitoradas, as capitais que só em meados de abril já ultrapassaram o limite de lei anual de 35 dias dos níveis de poluição de 'pó fino'.

Além mar, também os Estados Unidos celebram o Earth Day 2009 com debates para chegar a inovações concretas. Por exemplo em San Jose, na Califórnia, o governo local está testando uma iluminação de ruas baseada nos led (light-emitting diode), as lâmpadas cuja intensidade pode ser controlada à distância, enquanto que em Nova York continua a aumentar o uso de energia eólica nos imóveis de uso comercial. Segundo o Wall Street Journal, graças aos led será possível variar a iluminação das ruas da América, permitindo no longo prazo uma economia energética de até 60%. O Dia Mundial da Terra nasceu em 22 de abril de 1970, quando 20 milhões de cidadãos norte-americanos, respondendo a um apelo do senador democrata Gaylord Nelson, se mobilizaram em uma manifestação histórica em defesa do planeta.
Há 40 anos, o Dia da Terra se baseia no princípio de que todos, independente da raça, do sexo, de quanto ganham ou em que lugar do mundo vivam, têm direito moral a um ambiente sadio e sustentável. Atualmente, com base neste mesmo princípio, mais do que nunca atual, 174 países do mundo estão se mobilizando. Milhares também este ano os eventos organizados em todo o mundo. Na Itália, pelo terceiro ano consecutivo, a promover a manifestação é Nat Geo Music, o canal musical da National Geographic. Ontem em Roma aconteceu um grande show na Praça do Povo, com Ben Harper e outros artistas internacionais e italianos. Nas salas cinematográficas foram exibidos "Earth - A nossa Terra", uma produção da Disney Nature, um hino à Terra e às suas belezas. Até a revista infantil Disney do Michey, na versão italiana (Topolino), anunciou um número de 'impacto zero', no qual as emissões de gases de efeito estuda geradas pela produção de cada exemplar, serão compensadas com a criação e a tutela de novas florestas, na Itália como no mundo. O Earth Day marcará o início de uma grande campanha de sensibilização denominada pelos organizadores 'Campanha da Geração Verde' (Green Generation Campaign), cujos pontos principais são a busca por um futuro baseado nas energias renováveis, que coloque um basta à nossa dependência comum dos combustíveis fósseis, incluído o carvão; um empenho pessoal para um consumo responsável e sustentável; a criação de uma 'economia verde' que tire as pessoas da pobreza com a criação de milhões de 'empregos verdes' e transforme também o sistema educacional global em um sistema 'verde'.
Todo dia 22 de abril é a oportunidade para que escolas, vilas e cidades de mundo todo organizem milhares de eventos pela defesa de nossa Casa, o Planeta Terra.
Com informações da Ansa

Nenhum comentário: