segunda-feira, 22 de junho de 2009

Casarão histórico passa por reforma na Bahia


Patrimônio histórico e cultural, Solar do Biju foi construído em 1804 (Foto: Edvan Barbosa/UEFS)


A Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), na Bahia, se prepara para a restauração do Solar do Biju, imóvel localizado em Santo Amaro (BA), que pertence ao patrimônio da universidade. O Solar do Biju é um casarão do século 19, construído em 1804. A universidade está em processo de escolha de uma empresa para realizar a restauração, que ainda não tem prazo definido para começar.

Segundo a universidade, técnicos do Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia (Ipac) já visitaram o imóvel, juntamente com representantes da Gerência de Projetos e Obras da UEFS (Gepro) e da Assessoria Especial de Relações Institucionais (Aeri). Foram constatadas precariedades no telhado e rachaduras nas paredes, o que será priorizado na restauração.

Havendo recursos suficientes, ainda segundo a universidade, as obras serão estendidas para as esquadrias, janelas e portas, sistemas elétrico e hidráulico, piso e muro lateral. O prédio foi doado à UEFS pela Prefeitura Municipal de Santo Amaro em 1997 e, posteriormente, foi tombado como patrimônio histórico e cultural.

G1

Nenhum comentário: