Quinze estudantes italianos da Universidade Politécnica de Torino desembarcaram na última quinta-feira, dia 23, em Belo Horizonte para um temporada de estudos. Durante um mês, eles aprofundarão seus conhecimentos em temas como energia de biomassa, etanol e biodiesel. Os estudantes visitarão planta de biodiesel da Petrobras em Montes Claros, conhecerão pesquisas desenvolvidas na Universidade Federal de Viçosa (UFV) e farão um curso teórico ministrado na UFMG por professores do Departamento de Química, sob coordenação de Isabel Fontes.
A vinda dos estudantes italianos é parte do programa Jovens Mineiros Cidadãos do Mundo, que oferece a jovens mineiros a oportunidade de estudar no estrangeiro, em instituições renomadas. Promovido pelo Governo do Estado, o objetivo da iniciativa é possibilitar o contato com áreas de conhecimento consideradas estratégicas para o desenvolvimento de Minas Gerais. No ano passado, a Universidade Politécnica de Torino recebeu 40 estudantes mineiros de Design para um curso de capacitação. Em contrapartida, Minas Gerais recebe os 15 italianos, todos graduandos de Engenharia Mecânica ou Engenharia Química.
OportunidadesO programa Jovens Mineiros Cidadãos do Mundo continua criando oportunidades para universitários do estado. No último domingo, dia 19, dez estudantes do curso de Ciência da Computação da UFMG, juntamente com graduandos das universidades federais de Uberlândia (UFU) e dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), viajaram para Cingapura com o objetivo de participar de curso em tecnologia da informação oferecido pela Republic Polytechnic, instituição de referência na área.
A seleção dos universitários é feita pelas instituições de ensino e pelas secretarias de estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes). “É uma iniciativa muito interessante, que está colocando alunos da UFMG e de outras universidades em locais onde se produz conhecimento avançado”, avalia o pró-reitor de pesquisa, Carlos Alberto Pereira Tavares, que recepcionou o grupo italiano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário