quarta-feira, 22 de julho de 2009

Noite da Cultura Gastronômica



Receitas plenas de história e sabor para alimentar sua alma! Essa é a característica da NOITE DA CULTURA GASTRONÔMICA promovida dentro do calendário mensal de eventos. São distribuídos folhetos com a origem, o histórico e a receita dos pratos típicos oferecidos.

A rica e variada culinária italiana, distinta nas várias regiões do país, influenciou a culinária de praticamente todo o mundo. Apesar do mito de que a massa, ou pasta, teria sido trazida pelo veneziano Marco Polo durante viagem a China no Século XIII, foram os italianos quem disseminaram o costume e o preparo peculiar.

Uma história de séculos
Tortellini e cappelletti são heranças da culinária medieval. Debutaram oficialmente na cozinha como sopa, ao lado do anolini - outra massa recheada italiana, em formato redondo ou de meia lua, característica das cidades de Parma e Piacenza. Alguns estudiosos, levando em conta a etimologia da palavra. Sustentam que o tortellini existe desde o século 12. O nome viria de "turtellus" (alimento difundido nos antigos monastérios) que por sua vez derivaria de "tortula", pão rústico salgado e recheado, conhecido desde os primeiros tempos do cristianismo.

Prato popular
A polenta amenizou a fome de muitos imigrantes que passaram necessidade no Brasil com poucos recursos no início da colonização, mas trata-se de um alimento que faz parte da culinária antiga italiana. Polenta, é um nome de origem latina, de "pollen" que significa flor de farinha. Conhecida à época do Império Romano, não com farinha de milho, como hoje a preparamos, mas sim com grãos esmigalhados de fava ou de farro. Consta que o cultivo de grãos começou no Egito há 6000 anos. Data de 1300 um manuscrito que descreve uma "torta de farro" parecida com a nossa polenta: temperada com leite, toucinho e queijo e gratinada em recipiente coberto.

Variados molhos
Pesto tem sua origem no verbo "pestare" que significa esmagar, amassar. Ao invés de usar o liqüidificador para triturar os ingredientes, faça o molho com o método tradicional, use o "mortaio" (pilão), dá um pouco mais de trabalho mas o resultado é muito superior. É um tradicional molho genovês.

A religião no alimento de cada dia
O pão é símbolo de vida, alimento do corpo e da alma, símbolo da partilha. É de tradição católica também a data que homenageia os padeiros. Instituído em 1955 pelo II Congresso Nacional de Panificação, o dia de Santa Isabel, comemorado em 8 de julho, é o dia do padeiro. O pão foi levado para a Europa pelos gregos. No Império Romano, a princípio, o pão era feito em casa pelas mulheres, para o consumo da família. Após, passou a ser fabricado em padarias públicas, dando origem assim aos primeiros padeiros. A variedade de receitas tornaram o pão ao longo do tempo, num alimento requintado.


saiba mais em

Nenhum comentário: