sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Memorial do Imigrante passa a integrar o “Memória do Mundo” da Unesco


Os Livros de Registro do Memorial do Imigrante, instituição ligada à Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, foram inclusos no Registro Nacional do Programa Memória do Mundo da Unesco. A decisão foi divulgada em reunião realizada no último dia 19, no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro. A iniciativa foi criada para promover a preservação e a divulgação de documentos que possuem valor de patrimônio documental da humanidade. O Programa mantém comitês nacionais e regionais, os quais identificam acervos de interesse e dão suporte às candidaturas.

Os Livros de Registro do Memorial do Imigrante preservam e documentam a história de mais de 3 milhões de imigrantes e migrantes que passaram pela antiga Hospedaria. O acervo conta com 150 livros (microfilmados) de 1882 a 1962, compostos por informações da data de chegada, nome do imigrante, sobrenome, país de origem, parentesco e vapor em que chegou ao Brasil. Alguns também possuem o nome da fazenda de destino. As informações estão disponíveis ao público nos terminais multimídia e no site do Memorial do Imigrante.

Em 2009, o Programa Memória do Mundo recebeu 19 propostas de diversas instituições. Além do Memorial, foram escolhidas outras 09 proposições relevantes. Todas as organizações nacionais indicadas serão reconhecidas por portaria do Ministro de Estado da Cultura, e a cerimônia de diplomação será realizada na cidade do Rio de Janeiro ainda este ano.

Sobre o Memorial do Imigrante
O Memorial do Imigrante é responsável pela preservação, estudo e divulgação do acervo histórico referente à imigração no estado de São Paulo, nos últimos 120 anos. A sede da instituição, entre os tradicionais bairros do Brás e Mooca, ocupa a antiga Hospedaria de imigrantes, então um enorme conjunto de prédios destinados a abrigar os recém–chegados nos seus primeiros dias em São Paulo. Após a cansativa viagem, os imigrantes ficavam na Hospedaria por até oito dias. Em geral, esse prazo era suficiente para que acertassem os seus contratos de trabalho. Nesse período, utilizavam gratuitamente todos os serviços disponíveis. Lá eles dormiam, faziam as suas refeições, recebiam atendimento médico e conseguiam seus empregos.

Serviço
Local: Memorial do Imigrante
Rua Visconde de Parnaíba, 1.316, Mooca, perto do Metrô Bresser.
Tel.: (11) 2692.1866
Ingressos: R$ 4,00 e ½ entrada para estudantes (no último domingo a entrada é gratuita)Aberto: De terça a domingo (inclusive aos feriados)
Horário: 10h às 17h



Nenhum comentário: