domingo, 11 de outubro de 2009

Bloco de carnaval Galo da Madrugada fará festa o ano inteiro em Pernambuco


Dançarinos do bloco recifense Galo da Madrugada (Foto: Divulgação/ExclusivaBR)



Projeto Galo o Ano Inteiro levará a tradição do Recife para outras cidades.Comunidades carentes receberão oficinas artísticas.


Do G1, em São Paulo

O bloco recifense Galo da Madrugada lançou na última quinta-feira (8) o Projeto Galo o Ano Inteiro, que pretende levar o carnaval do Recife para todo o estado.

O Galo tem a intenção de aumentar os eventos para fazer com que o turista que visita Pernambuco possa conhecer as manifestações culturais típicas da região, como o frevo e o maracatu, em qualquer época do ano.

Além das danças típicas, o evento também terá dias dedicados à gastronomia e responsabilidade social. O Quinta no Galo, um dos shows culturais, acontecerá todas as quintas-feiras, às 19h, na sede do bloco. O espetáculo terá apresentações de danças e manifestações como o bumba-meu-boi.




Visão aérea do bloco de carnaval (Foto: Divulgação/ExclusivaBR)
“O Galo nasceu em 1978 já fazendo festa. São 32 edições do desfile. Todo o ano, juntamos aproximadamente 1,5 milhão de pessoas”, disse ao G1 o presidente do Galo da Madrugada, Rômulo Menezes.De acordo com o presidente do Galo da Madrugada, o bloco reúne mais de 130 coordenadores, 2,5 mil pessoas no apoio para o dia do evento, além de pelo menos 1,3 mil artistas, entre músicos e dançarinos.
Carnaval Fora de Época
Entre os meses de outubro de 2009 e fevereiro de 2010, o Galo da Madrugava vai percorrer cidades do agreste e sertão pernambucano, com prévias do Carnaval do próximo ano.“Não definimos ainda as cidades que vamos, mas elas deverão ter alguma tradição em carnaval e não ser muito distantes da capital”, explica Menezes. O bloco tem 30 trios elétricos. Para as outras cidades do estado, a equipe será reduzida. “Não dá para levar todo mundo, é muita gente. Vamos levar dois ou três trios”, disse o presidente do Galo. No Natal, o bloco vai iluminar um presépio e apresentar tradições nordestinas relacionadas à data. Eles já têm planejamentos para os próximos festejos juninos. Serão organizadas quadrilhas, forró, baião.
Galo com as crianças
Ao todo, 140 crianças com idades entre 10 e 16 anos de comunidades carentes de Recife serão beneficiadas pelas oficinas gratuitas de fantasias e adereços, cenografia e decoração, música e dança.O único pré-requisito é ter, no mínimo, a quinta série completa e estar matriculado e cursando a escola regularmente. De acordo com o presidente do Galo, Rômulo Menezes, as inscrições serão feitas pelos líderes comunitários de cada bairro. As oficinas estão previstas para iniciar em janeiro de 2010.

Nenhum comentário: