domingo, 11 de outubro de 2009

Círio de Nazaré


As ruas de Belém (PA) estão tomadas por fiéis que celebram o Círio de Nazaré neste domingo (11). Os devotos já percorreram mais de 50% do percurso, de 3,5 km. Os organizadores querem evitar atrasos muito grandes. No ano 2000, por exemplo, o Círio terminou às 16h, após nove horas de romaria, a mais longa da história da festividade.

Dois milhões de fiéis devem participar das celebrações. Um dos ícones mais importantes do Círio de Nazaré é a corda dos promesseiros, que conduz a Berlinda que abriga a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré nas duas procissões, da Trasladação e do Círio.

Em cada procissão, segundo estimativas da organização da festa, 7.500 pessoas colocam mão sobre mão em devoção à santa, nos 400 metros de comprimento de corda. A Berlinda percorre um trajeto de 3,5 km até a Basílica Santuário. Na manhã deste domingo, muitas pessoas disputam um espaço para conseguir carregar a corda. Homens das Forças Armadas, Marinha, Exército e os guardas da santa, os chamados guardas de Nossa Senhora de Nazaré, de camisa branca, se concentram em organizar os devotos e controlar o acesso nas ruas transversais. O dia para os devotos começou bem antes das 6h da manhã. Milhares deles já disputavam um espaço perto da Catedral Metropolitana, de onde saiu a grande procissão. A celebração foi presidida pelo arcebispo emérito de Belém, dom Vicente Zico, e o ex-arcebispo de Belém e atual arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta.

A festa de Círio de Nazaré é a maior procissão católica do mundo, contando com o fabuloso número de 2,3 milhões de participantes. O Termo “Círio” tem origem na palavra latina “Cereus”, que significa vela grande e a procissão, a princípio era noturna, por isso era necessário o uso de velas. No ano de 1854 procissão passou a ser realizada de manhã.

É realizada em Belém do Pará no segundo domingo de outubro, cidade considerada "O Portal da Amazônia". Realizada desde 1793, a festa seria originária de Portugal, onde a santa teria salvado a vida fidalgo português Fuas Roupinho, no momento em que este se viu prestes a cair num precipício com seu cavalo. O fato foi divulgado em Belém pelos portugueses e, tempos depois, um novo milagre da santa teria ocorrido, desta vez salvando a vida de um caçador da Floresta Amazônica. O Círio é uma expressão de fé, que adotada pelo povo brasileiro, exibe também apresentações de músicas e danças, nas quais se destaca a romaria dos fiéis. É uma festa religiosa onde se destacam o imenso círio, vela que é acesa durante a festividade na igreja, o Carro dos Milagres, a luxuosa berlinda- altar e os diversos elementos existentes na romaria portuguesa, como votos de cera, amortalhados e penitentes.


Globo on line

Nenhum comentário: