segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Casa da Cultura de Veranópolis passa a se chamar Frei Rovílio Costa


A Casa da Cultura de Veranópolis recebeu oficialmente a denominação do capuchinho Frei Rovílio Costa neste sábado (10), durante cerimônia que integrava a programação da 17ª Feira do Livro. A homenagem foi aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores em junho desse ano, dias depois do falecimento do frade.

Natural de Veranópolis, Frei Rovílio já foi Patrono da Feira do Livro do município, em 2003. Dois anos depois também foi Patrono da 51ª Feira do Livro de Porto Alegre. Considerado um dos principais pesquisadores dos fluxos migratórios para o Brasil, especialmente o italiano, as suas publicaçõesestiveram relacionadas às imigrações italiana, alemã, polonesa, açoriana, portuguesa e afro-descendente.

Licenciado em Filosofia e Pedagogia, Frei Rovílio foi Mestre em Educação e Livre Docente em Antropologia Cultural. Lecionou na Faculdade de Educação da UFRGS, membro da Academia Rio-Grandense de Letras e da Academia Brasileira de Jornalismo, além de fundador e diretor da EST Publicações.

Familiares e representantes da ordem dos capuchinhos participaram do evento, além de autoridades do município e da região.

Nenhum comentário: