terça-feira, 6 de outubro de 2009

Coronel Freitas


Salto do Rio Chapecó


Coronel Freitas é um município brasileiro do Estado de Santa Catarina. Localiza-se a uma latitude 26º54'31" sul e a uma longitude 52º42'11" oeste, estando a uma altitude de 375 metros. Sua população estimada em 2004 era de 10 597 habitantes. O município de Coronel Freitas começou a ser colonizado em 1929 por famílias procedentes do Rio Grande do Sul, oriundos de localidades como Guaporé, Serafina Correia e Veranópolis, que chegaram à região para explorar madeira.

Foram atraídas pelas novas terras, grandes quantidades de erva-mate e principalmente pela possibilidade de extração de madeira que nas décadas de 1920 a 1950 eram abundantes na região. Com a colonização intensificada a partir da década de 30 a população cabocla que vivia no município acabou se deslocando para outras regiões.

No local havia um destacamento militar e um dos primeiros colonos a se instalarem, Ernesto Bertaso, quis homenagear o comandante da guarnição, coronel José de Freitas, dando seu nome à vila que se formaria. Com o desmatamento desordenado e a conseqüente extinção das reservas de madeira, a economia voltou-se para a agricultura.

Coronel Freitas localiza-se na zona fisiográfica do Oeste do Estado, 26º50" de latitude Sul e 52º45" de longitude W.GR, a uma altitude média de 400 metros acima do nível do mar. A área superficial é de 234.40 Km2, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O principal acesso ao município é feito pela rodovia SC-468, que atravessa Chapecó.

Economia
A extração da madeira representou a base da economia nos primeiros tempos de colonização, transportada através de balsas via rio Uruguai com destino à Argentina. A diversidade de produtos agrícolas e agropecuários desenvolvidos nas terras, agora sem a madeira, colaborou para o crescimento das agroindústrias em toda a região Oeste Catarinense. Hoje a economia do município é desenvolvida na parceria realizada entre a agropecuária e as agroindústrias. Além da grande quantidade de indústrias em todo o município, gerando empregos e movimentando o comércio local.

Turismo
Coronel Freitas não é um município turístico.

O Salto do Rio Chapecó é uma das alternativas de lazer de que o município dispõe e é visitado por moradores das cidades próximas e moradores locais. Entretanto, não se compara às belezas naturais dos municípios próximos.

O destaque na economia de Coronel Freitas, que tem base agropecuária, é a criação de aves. No município há 350 aviários, que trabalham integrados com as empresas Chapecó, Sadia, Perdigão, Ceval e Cooperalfa. Também se criam suínos e bovinos e cultivam-se feijão, milho, soja e fumo. Há ainda indústrias de móveis e a administração municipal incentiva a instalação de novas fábricas doando o terreno, oferecendo gratuitamente a terraplenagem e os acessos e isentando a empresa do pagamento das taxas de água e de luz. Da água consumida no município, 70% vêm de poços artesianos.

Da Wikipédia

Nenhum comentário: