Arquivo Público do espírito Santo é um dos poucos do país que sistematiza e facilita as informações para os descendentes de imigrantes. Fotos: Cilmar Franceschetto/APEES
Os interessados podem obter informações sobre o ingresso de imigrantes no Estado.
O Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Cultura (Secult), esteve neste sábado (14), em Vila Pavão, Norte do Estado, onde prestou atendimento durante a 18ª Pomitafro. Nesta segunda-feira (16), a equipe do Arquivo Itinerante estará em Nova Venécia, na Escola Estadual de Ensino Médio Dom Daniel Comboni, para atender aos alunos e moradores daquele município.
A equipe do Arquivo Itinerante ficará à disposição para fornecer informações sobre a história da chegada de milhares de imigrantes que colonizaram o Espírito Santo, que foram reunidos em uma base de dados informatizada dentro do Projeto Imigrantes Espírito Santo.
Inserções
Ao todo já são mais de 50 mil nomes de indivíduos catalogados que entraram no Estado a partir de 1812. Recentemente, foram inseridos outros 1.700 imigrantes que já estão disponíveis para consulta na internet.
O escritório móvel do Arquivo Itinerante, instalado em um veículo tipo van, estará aberto para atendimento aos interessados neste sábado (14), a partir das 9 horas, em Vila Pavão, município com forte presença de descendentes de pomeranos, italianos bem como de afro-descendentes, que serão homenageados durante a 18ª Pomitrafro, evento de integração étnico-cultural que começou nesta sexta-feira (13) e prossegue até este domingo (15).
Os descendentes poderão localizar nas listas de passageiros dos navios os nomes dos seus antepassados e solicitar a impressão do Registro de Entrada de Imigrante. O documento é impresso com informações pessoais de cada imigrante e também fornece dados referentes à origem, viagem, destino das famílias, que auxiliam os familiares na busca pela cidadania italiana, elaboração de árvore genealógica, dentre outros objetivos.
O modelo do Arquivo Itinerante foi desenvolvido com exclusividade pelo APEES, é único no País. A instituição guarda um dos acervos mais ricos sobre a imigração estrangeira no Brasil, com reconhecimento internacional.
Obras
A instituição tem publicado diversas obras referentes à colonização e à história do Espírito Santo dentro da Coleção Canaã. A versão em pdf dos livros bem como a base de dados do Projeto Imigrantes Espírito Santo podem ser acessados na página da internet da instituição nos seguintes endereços: http://www.ape.es.gov.br/ e http://www.imigrantes.es.gov.br/
Além de prestar atendimento direto aos capixabas no interior do Estado, o APEES tem por objetivo incentivar a criação de arquivos municipais, conscientizar as famílias e a população em geral para a preservação dos acervos documentais, fotográficos, entre outros. A instituição também vem prestando informações às prefeituras para a organização de arquivos públicos municipais.














Nenhum comentário:
Postar um comentário