Gôndolas participaram da simulação de funeral a fim de sensibilizar o mundo do grave problema dos despovoamento (Foto: Reuters)
Ação quer alertar contra despovoamento do local.Menos de 60 mil pessoas vivem atualmente na cidade dos canais.
Do G1, em São Paulo
Barcas e gôndolas de Veneza navegaram neste sábado (14) pelo Grande Canal da cidade para participar do funeral, uma iniciativa organizada pelos cidadãos para sensibilizar o mundo do grave problema do despovoamento.
Os turistas puderam assistir hoje a um cortejo fúnebre pelo Grande Canal com a participação de cerca de 300 pessoas navegando em seus barcos a remos seguindo a gôndola onde foi colocado o caixão rosa que simbolizava a morte da cidade. O caixão foi colocado depois diante da sede da Prefeitura, onde se pronunciou uma oração fúnebre em dialeto veneziano. A iniciativa - organizada pelo movimento cívico Venessia.com - buscava chamar atenção para o despovoamento da cidade, que tinha 120 mil habitantes nos anos 60 e agora possui abaixo dos 60 mil. "Veneza está em perigo", afirmou à Agência Efe Matteo Secchi, um dos organizadores desta iniciativa. Diante da situação, o movimento está realizando uma coleta de assinaturas dirigida a todas as pessoas que quiserem "se tornar venezianas".














Nenhum comentário:
Postar um comentário