quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Tajani é confirmado na Comissão Europeia

O premier italiano Silvio Berlusconi enviou uma carta ao presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, na qual confirma oficialmente a designação de Antonio Tajani como membro do país no órgão executivo da União Europeia.      Depois da derrota da candidatura do ex-primeiro ministro e ex-chanceler italiano Massimo D'Alema ao cargo de Alto Representante para Política Exterior da UE (posto para o qual foi eleita a britânica Catherine Ashton), a reconfirmação de Tajani era dada como certa pela Comissão, mas ainda faltava a designação formal do governo da Itália. 
       

Antonio Tajani já foi porta-voz de Silvio Berlusconi e, por muitos anos, um dos membros do partido Forza Italia dentro do Partido Popular Europeu (PPE) no âmbito do Europarlamento.   Ele passou a fazer parte da Comissão Europeia com a função de vice-presidente e a responsabilidade no setor de transportes em abril de 2008, época na qual substituiu Franco Frattini, que voltou à Itália para assumir a Chancelaria.      

Essa designação é mais uma etapa da formação do novo Executivo comunitário que está sendo elaborado por Barroso. Três países (Dinamarca, Holanda e Malta) ainda não nomearam seus comissários, o que impede uma distribuição completa das pastas.

Boatos indicam que Tajani pode ser reconfirmado na vice-presidência da Comissão e na competência nos transportes, com uma extensão para os setores industriais correlastos (entre os quais o aeroespacial).   

Na Itália, a nomeação de Tajani foi bem recebida entre autoridades e políticos. O ministro da Atuação do Programa de Governo, Gianfranco Rotondi, cumprimentou o representante e disse que a nomeação é um reconhecimento ao trabalho feito por ele nos últimos anos. "Sua reconfirmação é um ato de confiança do presidente Berlusconi e motivo de orgulho para a Itália", afirmou.

O titular de Infraestrutura e Transportes, Altero Matteoli, também atribuiu a designação às ações precedentes de Tajani, que seria uma unanimidade na Europa. "Espero que ele mantenha as funções atuais nos transportes, para dar seguimento às suas ações bem sucedidas", ponderou.

Já a ministra da Juventude, Giorgia Meloni, classificou a reconfirmação como "uma bela notícia, além de um prêmio pelo trabalho desenvolvido". Meloni lembrou da candidatura de D'Alema, situando as duas indicações como um sinal de que a Itália começa a direcionar seus esforços para atuar ao nível internacional, deixando de lado o debate político interno.

"Esperamos agora que o peso das tarefas confiadas ao comissário possa aumentar em razão não só de sua evidente capacidade pessoal, como também do espírito de unidade nacional que finalmente se respira na Europa", acrescentou a ministra.

O presidente do Senado, Renato Schifani, também elogiou e parabenizou Tajani: "Este reconhecimento, sinal tangível do precioso trabalho desenvolvido nestes anos, premia suas operações pessoais e o papel do nosso país no âmbito europeu".

Por sua vez, o prefeito de Roma, Gianni Alemanno, citou a competência do representante italiano nos transportes, considerado por ele "um setor vital para a economia".
 
Ansa

Nenhum comentário: