sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Vaticano questiona títulos de Patrimônio da Humanidade

dom Gianfranco Ravasi

O presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, dom Gianfranco Ravasi, questionou hoje os critérios utilizados para a concessão do título de Patrimônio da Humanidade, citando como exemplo negativo o carnaval do Rio de Janeiro.     O religioso afirmou que são "muito discutíveis" os requisitos utilizados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e comentou que a Igreja Católica, que possui "um baú extinto" de tesouros, vê com perplexidade certos reconhecimentos.

"Respeitamos o trabalho da Unesco, mas também estamos prontos para defender que não é o Baedeker [famoso guia turístico europeu, ndr.] o manual para estabelecer o estado da arte e da beleza no nosso planeta", ratificou Ravasi.

Ao recordar algumas proclamações de Patrimônio da Humanidade, o presidente do Pontifício Conselho para a Cultura citou, como positivo, a "tradicional peregrinação hindu" e, aludindo no sentido negativo, o carnaval do Rio de Janeiro, comentando que o título foi concedido "com um tanto de exagero".

O religioso também alertou para interesses econômicos nas concessões, analisando que "as candidaturas nascem sob pressão, interesses, cálculos [estratégicos, ndr.]."

"Imagina o quanto significa para um Estado ser reconhecido como bem da Humanidade? Uma realidade que se quer promover economicamente e turisticamente", observou Ravasi.
 
Ansa

Nenhum comentário: