domingo, 6 de dezembro de 2009

Protesto contra Silvio Berlusconi reúne milhares em Roma




Manifestantes fizeram passeata, neste sábado (5), no centro de Roma, contra o primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi (Foto: ANDREAS SOLARO/AFP)

Manifestação foi convocada na rede social na internet Facebook.   Prêmio Nobel de Literatura Dario Fo participa do evento.

Do G1, com agências internacionais*

Milhares de pessoas foram às ruas de Roma, na Itália, neste sábado para pedir a renúncia do primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi. O protesto foi convocado por meio da rede social Facebook, na internet. Batizada como "No-B Day" (Dia Sem Berlusconi), a iniciativa, que nasceu no dia 9 de outubro pelas mãos de um grupo de cidadãos contrários à atuação de Berlusconi, conseguiu convocar 500 mil pessoas, segundo os organizadores. No entanto, a polícia estimou em 90 mil pessoas.

No protesto pelas ruas de Roma, liderado por um cartaz pedindo a renúncia do chefe do Executivo, diversos manifestantes estiveram presentes com máscaras do rosto de Berlusconi.


A manifestação começou por volta das 14h locais (11h, no horário de Brasília), na Praça da República, e seus participantes se dirigiram à Basílica de São João de Latrão, onde foi montado um palco. Alguns participantes discursam antes de um show que fechará o ato.

"Este é um dia de democracia. Um dia que mostra que o país pode se juntar para construir uma alternativa e, principalmente, para dizer para Berlusconi ir embora", disse Antonio di Pietro, um ex-magistrado de combate à corrupção e que lidera o partido de oposição Itália de Valores.


Nenhum político discursou na manifestação, somente os representantes da sociedade civil e do mundo da cultura italiana, entre o quais estará o prêmio Nobel de literatura Dario Fo. Será lida, ainda, uma mensagem enviada pelo também Prêmio Nobel de Literatura José Saramago.

(*) Com informações das agências de notícias EFE, Reuters e France Presse

Nenhum comentário: