Referência do Renascimento, Urbino, na região de Marche, é um dos sítios italianos do Patrimônio Mundial que podem ser visitados virtualmente a partir do acordo firmado entre a Unesco e o Google. Foto Bonfilho Zulian
Sítios de valor universal excepcional, inscritos na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco, estão, a partir de agora, mais perto de qualquer pessoa no mundo, graças a um acordo firmado pela entidade da ONU que trata da educação e da cultura e o Google. Dos locais escolhidos, seis são da Itália, o país que conta com o maior número de sítios na relação da Unesco.
Por meio do acordo, que permitirá aos usuários da Internet visitar 19 dos 890 sítios do patrimônio Mundial, por meio da interface Street View, estão disponibilizados a partir desta quinta-feira as zonas arqueológicas de Pompeia, Herculano, a Torre Annunziata, o Centro histórico de Siena, o Centro histórico de Urbino e o Centro histórico de San Gimignano. Os outros locais ficam na Os lugares ficam localizados na Espanha, França, Holanda, República Checa e Reino Unido.
A diretora-geral da Unesco Irina Bokova disse que o acordo irá sensibilizar e encorajar a participação na preservação desses tesouros.
Difícil Acesso
A Unesco também sugeriu ao Google documentar outros pontos de difícil acesso, incluídos na Lista de Patrimônio Mundial, que ficam em países como Brasil, México e África do Sul.
A ideia é, no futuro, fornecer ainda conteúdo online de mapas, textos e vídeos dos documentos que pertencem ao Programa Memória do Mundo.
Acesse http://www.oriundi.net/
Redação revista eletrônica Oriundi
Nenhum comentário:
Postar um comentário