Angra dos Reis
Angra dos Reis é um município brasileiro situado na microrregião da Costa Verde, Sul Fluminense no estado do Rio de Janeiro. Localiza-se a uma altitude de 6 metros e possui em seu litoral 365 ilhas. Foi descoberta em 6 de janeiro de 1502, mas colonizada apenas a partir de 1556. Sua população aferida em 2008 era de 164.191 habitantes. Possui uma área de 816,3 km². Os municípios limítrofes são Paraty, Rio Claro e Mangaratiba no território fluminense, e Bananal e São José do Barreiro no lado paulista.
Após 1872 entra em decadência com a inauguração das estradas de ferro, voltando a ocupar posição de destaque na terceira década do século XX quando um ramal ferroviário liga-o aos estados de Minas Gerais e Goiás, por ele escoando a produção agrícola dos mesmos. O ramal ferroviário, em bitola métrica, ainda existe, sendo operado atualmente pela Ferrovia Centro-Atlântica.
Em meados do século XX torna-se crucial na implantação da Companhia Siderúrgica Nacional - CSN, em Volta Redonda, sendo o porto por onde a mesma era abastecida de carvão de coque proveniente de Santa Catarina. Atualmente esta empresa também utiliza o porto para fazer parte das suas exportações de aço.
Sua importância atual se dá pelo fato de ter como instalação subordinada o Terminal Marítimo da Baía da Ilha Grande - TEBIG da Petrobras, que movimenta grandes quantidades de petróleo e posiciona o porto de Angra como um dos mais movimentados do país.
Hoje em dia, devido a beleza de suas praias e das regiões próximas, Angra virou ponto forte do turismo não só estadual, mas também nacional. Possui mais de três centenas de ilhas, muitas delas tendo por donos celebridades nacionais e internacionais, sendo a maior de todas denominada de Ilha Grande.
A maior parte da cidade é cercada por morros, o que contribuiu para no início de 2010 várias residências e pousadas sofrerem com os efeitos de deslizamentos , principalmente em Ilha Grande.
Da Wikipédia
Um ato ecumênico, realizado no prédio da Prefeitura de Angra dos Reis, na região da Costa Verde do Rio, reuniu cerca de cem pessoas na tarde desta terça-feira (5) na Praça Nilo Peçanha. O evento, na véspera do aniversário da cidade, que completa 508 anos, foi marcado pela dor do público, religiosos e autoridades que lembraram a tragédia provocada pelas chuvas do último fim de semana.
A Prefeitura de Angra dos Reis (RJ) cancelou as comemorações pelo aniversário de 508 anos da cidade devido à tragédia que matou pelo menos 50 pessoas nos deslizamentos de terra no morro da Carioca, no centro, e a praia do Bananal, em Ilha Grande, na virada do ano. Segundo a prefeitura, estão cancelados o tradicional bolo que é cortado em frente ao Paço Municipal na noite do dia 5 para o dia 6, a queima de fogos e as apresentações de grupos folclóricos, em especial as folias de Reis --grupos de violeiros que entoam versos saudando a visita dos Reis Magos ao menino Jesus.
Com informações da Folha Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário