Enquanto em Roma continuam as iniciativas para o IV centenário da morte de Caravaggio (a mostra nas Scuderie del Quirinale acontece até 13 de junho), de 22 de maio até 17 de outubro 2010 na Galleria Palatina do Palazzo Pitti e na Galleria degli Uffizi em Florença acontece a mostra Caravaggio e Caravaggeschi. O evento consiste em apresentar aos visitantes além de cem quadros, famosos e não tão famosos, documentos e novas atribuições que modificaram o panorama crítico e a apreciação do público.
No site Un anno d’arte podemos ler:
“…. no final de 1500 chegaram nos Uffizi esplêndidas pinturas de Caravaggio, a Bacco e la Medusa; e outras (duas ou três) os Grãos Duques, as compraram, mostrando serem grandes apreciadores, -sobretudo Cosimo II - do polêmico pintor lombardo e dos seus seguidores e imitadores.
A presença na cidade de importantes artistas como Artemisia Gentileschi, Battistello Caracciolo, Theodor Rombouts, as relações diretas com artistas como Gerrit Honthorst, Bartolomeo Manfredi e Jusepe Ribera deram vida a uma intensa “época” ‘caravaggesca’ que permitiu a sedimentação e um número extraordinário de pinturas na corte e na cidade que ainda hoje se orgulha, depois de Roma, de ter a maior coleção de quadros de Caravaggio no mundo”.
Os Uffizi ficam abertos ao público de terça-feira até domingo das 8h15 às 18h50. A Galleria Palatina pode ser visitada de terça-feira a domingo das 8h15 às 18h50 (a bilheteria fecha às 18h05).
Foto Flickr
Um comentário:
Adoraria estar na Itália e acompanhar tudo isso de perto! Caravaggio me inspira muito nos momentos de meus estudos de Luz e Sombra, pois era um mestre!
Parabéns pelas postagens! Abraço da Lili!
Postar um comentário