quinta-feira, 29 de abril de 2010

Atrações de Milão: O Duomo

Muito embora Milão seja considerada uma metrópole que não possui là grandes atrativos turísticos, o que discordo, algumas atrações são no mínimo imperdíveis. O Duomo por exemplo, um colossal templo religioso em mármore de candoglia erguido em homenagem à “Santa Maria Nascente”, exerce sobre mim um fascínio quase que irresistível, tanto que uma das primeiras coisas que fiz ao retornar do Brasil para a Itália, foi visita-lo, impreterivelmente.


Foto histórica do Duomo, ano 1870

O Duomo, quarta maior catedral da europa, é ponto de encontro de milhares de pessoas que por ali transitam. Esta estratégicamente localizado no coração pulsante de Milão e ostenta uma arquitetura gótica de influência francesa que tira o fôlego de qualquer ser mortal e imortal inclusive. Impossível não se render ao seu encanto, inevitável passar por ele e não segurar os passos no intuito de apreciar a sua fachada composta por milhares de estátuas e desenhos em mármore que nos remetem à reflexão. Sempre que isso acontece, encontro um detalhe novo, uma figura inusitada, uma mensagem criptografada dos mestres escultores de séculos que se passaram e que não voltam mais. Ah! No ponto mais alto do Duomo, encontra-se a Madonnina, uma estátua da Madonna de Milão, com seus 4 metros de altura (já ouvi dizer, inclusive, que esta estátua é de ouro).


Duomo de Milão by Jean Ponchiroli


Continuar lendo o artigo


http://tempolibero2009.wordpress.com/

Um comentário:

ines bachiega disse...

É FANTASTICO! QUANDO EU VOLTAR LÁ QUERO SUBIR NO 'TELHADO'. RECEBI UM EMAIL QUE MOSTRAVA ESSE DETALHE QUE EU NÃO CONHECIA. E A VISTA LÁ DE CIMA É MUITO LEGAL!