sexta-feira, 30 de abril de 2010

Evento antecipa o Ano da Itália no Brasil

São Paulo, Ansa - Líder na diversidade de construção de máquinas e implementos agrícolas no mundo, a indústria italiana se destaca no setor. Antecipando uma série de eventos que serão realizados em 2011 para comemorar o Ano da Itália no Brasil, a Itália participa da mais importante feira do agribusiness da América Latina, a Agrishow 2010, que termina hoje,  30 de abril, em Ribeirão Preto, informa o Instituto Italiano de Comércio Exterior (ICE).

Reconhecida mundialmente na área de componentes e acessórios de maquinário agrícola, o país vem reforçar suas atividades para o desenvolvimento econômico do setor no Brasil, importante mercado estratégico para a indústria italiana e porta de entrada para o Mercosul.

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, as exportações do agronegócio brasileiro renderam mais de US$ 6 bilhões em março 2010, um aumento de 25,5% em comparação com o mesmo mês do ano passado.

Numa iniciativa do ICE - entidade ligada ao Ministério do Desenvolvimento Econômico, que atua na promoção do intercâmbio comercial entre a Itália e o mundo, e a Unacoma (Associação Italiana dos Construtores de Máquinas Agrícolas), o Pavilhão Oficial da Itália ocupa posição de destaque na entrada principal do Parque de Exposições. Com área de 900 m², reúne 13 empresas produtoras de acessórios, equipamentos e peças de máquinas e implementos agrícolas, junto a uma catalogoteca com 15 fabricantes do setor.

O objetivo da participação coletiva italiana é atingir os fabricantes de maquinário para abastecer o mercado com peças, componentes e acessórios de reposição e firmar parcerias e joint-ventures no Brasil. "Buscamos fortalecer os acordos de cooperação entre os dois países. Na área de maquinários agrícolas, a Itália é reconhecida como líder mundial pela diversidade de ofertas de itens fabricados para todo tipo de terreno e cultivo", afirma Giovanni Sacchi, diretor do ICE no Brasil.

A Itália é um dos países mais abertos aos intercâmbios comerciais com o Brasil. "A competitividade dos produtos italianos depende cada vez mais da sua capacidade de aproximação e penetração em novos mercados com abordagem estruturada e alinhada com a indústria local e, principalmente, a capacidade de manter uma vantagem em termos de know-how, criatividade e tradição," explica Emilio Pelizzon, analista de negócios do ICE, em São Paulo.

A INDÚSTRIA ITALIANA DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS - Metade dos fabricantes do setor, que inclui colhedeiras, ceifadeiras, tratores e outros equipamentos, está localizada na Região de Emilia Romagna, 70% concentrados nas províncias de Modena e Reggio, esta com o maior número de empresas (427), enquanto Modena agrupa 173 delas. Os principais mercados de exportações italianas são: França, Alemanha, Estados Unidos, Espanha, Reino Unido e Brasil.

A previsão da indústria italiana, para este ano, é de recuperação da economia, em relação ao ano anterior, voltando os investimentos em maquinários e componentes agrícolas, com foco nos chamados "novos desafios", que se referem às mudanças climáticas, energias renováveis, gestão da água e proteção da biodiversidade.

INTERCÂMBIO COMERCIAL BRASIL-ITÁLIA - A Itália ocupou, em 2009, o oitavo lugar entre os maiores parceiros comerciais do Brasil. Nas vendas brasileiras prevaleceram produtos básicos como sementes oleaginosas, café em grão, couro, minérios, pasta de celulose e carne bovina, mas itens com tecnologia e maior valor agregado, já começam a fazer parte da pauta de exportações.

Quanto às importações brasileiras, os principais produtos italianos foram: máquinas e equipamentos, veículos e tratores, equipamentos elétricos, produtos plásticos e produtos farmacêuticos.

Segundo dados do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), em 2009, o Brasil exportou US$ 3,0 bilhões de dólares e importou U$ 3,7 bilhões da Itália, onde o comércio bilateral somou U$ 6,7 bilhões.

Empresas do Pavilhão Italiano: AMA, Arag, Comet, Co.Ri.Ma, Bertolini Idromeccanica, Nardi, Puli-sistem, Rima, Salvarani, Tecomec, Udor, Unigreen.

Os produtos em exposição nesta edição são: equipamentos eletrônicos voltados para agricultura, pulverizadores, bombas e motobombas agrícolas, componentes para irrigação, máquinas, caixas de engrenagem, peças e componentes para a fabricação de máquinas, entre outros.
 
http://www.italianos.it/

Nenhum comentário: