Um clássico....
A fontana di Trevi è um stop obrigatório para quem visita Roma.
De dia ou de noite, com chuva ou sol, a Fonte é sempre cheia de turistas apaixonados por este símbolo romano. A historia da Fontana tem origem no "Acquedotto Vergine" (Acquedotto criado a mais de 2000 anos) e sua estrutura atual foi planejada pelo arquiteto Nicola Salvi.
As moedinhas...
Depois de visitar a famosa Fonte, diz a tradição, é preciso jogar uma moedinha. (Ok! Eu fiz e voltei!)
Mas afinal onde vão parar as moedas que jogamos???
Todos os dias, pela manhã, é realizada a limpeza e manutenção da Fonte. Neste processo as moedinhas vão parar em um saco e depois todo este material é doado à Caritas (a Caritas é uma organização da Igreja católica). Segundo "il Giornale" a media é de 50 quilos de moedas por dia (+ ou - 1500 €), por ano este valor chega a 700 mil euros. As moedas estrangeiras sao acumuladas e depois trocadas.
Um fenômeno que tem aumentado nos últimos anos são os chamados "pescadores", pessoas que recolhem estas moedinhas. Certo ou errado? é difícil dizer, pois segundo as autoridas não é um furto. Sempre que posso vou dar uma espiadinha na Fontana, e acho muito chato ver de uma parte os turistas animados que jogam as suas moedinhas e do outro as pessoas que "recolhem".
Aos meus amigos digo, joguem uma moedinha de 0.01 € (rsss....).
Nenhum comentário:
Postar um comentário