segunda-feira, 26 de abril de 2010

Imigração e Poder: a palavra oficial sobre os imigrantes italianos no Rio Grande do Sul

Imigração e Poder: a palavra oficial sobre os imigrantes italianos no Rio Grande do Sul (1875-1914) é a mais recente publicação da Editora da Universidade de Caxias do Sul - UCS. De autoria da professora do Centro de Ciências Humanas, Luiza Horn Iotti, a obra foi lançada na última semana, em evento no auditório do Bloco H da Cidade Universitária. Na ocasião, a autora participou de uma palestra com as pesquisadoras em imigração italiana, Núncia Maria Santoro de Constantino (PUCRS) e Cleodes Piazza Júlio Ribeiro (Instituto Vêneto).

O livro busca analisar o pensamento e a ação dos representantes do poder italiano e brasileiro em relação à imigração e aos imigrantes, tendo como fonte a documentação oficial, produzida pelas autoridades dos dois países, ou seja, os relatórios dos cônsules italianos, dos diretores das Comissões de Terra, dos presidentes da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, do ministros da Agricultura, a legislação da época, os debates parlamentares, entre outros
O evento de lançamento integrou as atividades em comemoração aos 50 anos do curso de História da UCS. A programação alusiva ao cinquentenário do curso se estenderá ao longo do ano com seminários, colóquios, painéis, mostras e exposições.

Redação revista eletrônica Oriundi
http://www.oriundi.net/

Nenhum comentário: