sábado, 1 de maio de 2010

Roma ganha Museu de Arte Contemporânea

Roma, Ansa - Um novo museu dedicado à arte contemporânea será inaugurado em Roma, em um ex-prédio militar, no próximo dia 27 de maio, com uma série de festividades e eventos.

O museu é sugestivamente chamado de MAXXI (Museu de Arte do Século XXI) e foi projetado pela arquiteta anglo-iraquiana Zaha Hadid, um dos destaques da arquitetura mundial do século passado e princípios deste.
O MAXXI ocupa uma área de 260 mil metros quadrados, no espaço que há menos de 30 anos foi um dos principais quarteis do Exército italiano, onde se faziam os exames para os recrutas de Roma e arredores (atualmente, o alistamento obrigatório foi abolido na Itália).

Foi construído em um prazo relativamente rápido para os padrões locais: menos de 10 anos desde que, em 1977, o então ministro da Cultura Walter Veltroni decidiu que Roma já não poderia ficar atrás de Bilbao, Paris ou Londres.

O concurso foi convocado no ano seguinte, com a vitória de Zaha Hadid. A construção começou quando Veltroni, da centro-esquerda, já era prefeito da capital italiana. No entanto, a sua inauguração ficará a cargo do prefeito de direita, Gianni Alemanno, e depois de ter passado pelo reinado de oito governos nacionais e seis ministros de Bens Culturais.
 
http://www.italianos.it/

Nenhum comentário: