segunda-feira, 3 de maio de 2010

Sapori d'Italia


A Itália traz para o Brasil a alta qualidade de seus produtos agroalimentares, propagando uma das mais famosas e tradicionais gastronomias do mundo

Antecipando uma série de eventos que serão realizados em 2011, em comemoração ao Ano da Itália no Brasil, Sapori d'Italia nel mondo chega ao país promovendo a excelência dos produtos agroalimentares italianos.
Traduzir os sabores e a tradição da cultura alimentar e gastronômica da Itália é o que visa o projeto Sapori d'Italia nel Mondo - edição Brasil, que acontece nos dias 03 e 04 de maio de 2010, no Hotel Renaissance, em São Paulo. Trazendo ampla programação de Seminários, Workshops e Rodadas de Negócio, entre empresas italianas e operadores locais, o objetivo é promover, aumentar e diversificar as exportações de alimentos e bebidas do país Europeu com o Brasil.

A iniciativa é organizada pelo ICE - Instituto Italiano para o Comércio Exterior, entidade governamental ligada ao Ministério Italiano do Desenvolvimento Econômico, em colaboração com a Unioncamere - Camere di Commercio d''Italia, que traz ao país 18 empresas do setor. Entre os produtos encontram-se: vinhos (espumantes, brancos, tintos e rosés), azeites de oliva extra-virgem, grãos e vegetais em conserva, artigos de salumeria, molhos de tomate, massas diversas e alimentos orgânicos.

O evento Sapori d'Itália nel mondo será ainda complementado com o Seminário "Pirâmide Alimentar Italiana" que visa promover um estilo de vida saudável, com a prática de exercícios aliada a uma alimentação balanceada, através da inclusão e consumo de alguns grupos de alimentos, que trazem comprovadamente, benefícios à saúde, como é o caso do azeite de oliva e do vinho. Ministrado pelo Dr. Carlo Cannella, pesquisador italiano especialista em alimentação (professor de Nutrição Humana na Faculdade de Medicina e Cirurgia da Universidade "Sapienza" de Roma), o seminário é destinado a alunos e profissionais dos setores de saúde e gastronomia.

Para o diretor do ICE no Brasil, Giovanni Sacchi, é importante reforçar a qualidade e a excelência dos produtos "Made in Italy" no mercado brasileiro. Neste intercâmbio comercial, as empresas não querem só vender, mas também, conhecer e abrir novos mercados, investir, produzir e criar parcerias. "As iniciativas reforçam as relações bilaterais e propiciam a promoção da Região, seus produtos e o incremento dos negócios. Esta é uma das diversas ações para apoiar as empresas locais que operam na indústria alimentar, promovendo novas oportunidades em mercados potenciais como o Brasil", afirma.

Intercâmbio Brasil-Itália
Atualmente, a Itália ocupa lugar de prestígio no mercado mundial de produtos agroalimentares devido a uma série de medidas voltadas ao crescimento do setor. Incentivos públicos e privados fizeram com que a cadeia produtiva da indústria italiana crescesse a cada ano. O país dedica grande parte de sua produção às exportações, sendo a Alemanha, França, Reino Unido e EUA os seus maiores compradores. No ranking de países fornecedores de alimentos para a Itália, a Alemanha ocupa o primeiro lugar, enquanto o Brasil o sexto. Entre outros produtos, estão na pauta das exportações brasileiras: soja, café, cacau e carnes.

No Brasil a presença de produtos agroalimentares italianos já está consolidada. Os setores de maior interesse são: massas, azeites de oliva, vinhos e doces. O ICE, no Brasil, em particular, desenvolve intensa atividade na identificação de representantes e agentes comerciais, bem como de projetos de colaboração produtiva (transferências de tecnologia, concessão de licenças, joint-ventures, etc), considerados objetivo prioritário em sua estratégia neste mercado.

Empresas Participantes - Foffani (vinho), Forchir (vinho), La Torre (vinho), Petrussa (vinho), Ronchi di Manzano (vinho), Paolo Venturini (vinho), Olearia Del Chianti (azeite de oliva), Valchiarò (vinho), Masseria Murata (vinho), Cantina Breganze (vinho), Comex Co. (azeite de oliva, grãos enlatados, vinho, massas e molho de tomate), Conte D´Attimis-Maniago (vinho), Conte Guicciardini (vinho e azeite de oliva), Parovel (vinho e azeite de oliva), Granoro (massas, molhos de tomate, risotos, azeite de oliva extra virgem, arroz e amplo leque de alimentos orgânicos), Lucana Salume (salumeria), Valentino Butussi (vinho), Vigna Traverso (vinho)

Programação Sapori d'Itália nel mondo
Nos dias 03 e 04 de maio o projeto realiza diversos eventos destinados aos fabricantes italianos e distribuidores de produtos agroalimentares brasileiros, como seminários, workshops, visitas técnicas e comerciais nos pontos de venda especializados e rodadas de negócio, que acontecem no período da tarde (inscrições e maiores informações www.ice-brasile.com.br/sapori_di_italia/)

Seminário Pirâmide Alimentar Italiana
"Guia semanal para um estilo de vida saudável"
Dia 04 de maio de 2010 (terça-feira), das 10h00 às 12h00
Hotel Renaissance (Al. Santos, 2233)


Fonte:  RM3 Studio

Nenhum comentário: