terça-feira, 25 de maio de 2010

Tradições italianas na Serra Gaúcha

Um dos destinos preferidos dos apreciadores de vinhos e espumantes, Caxias do Sul abriga um valioso patrimônio histórico da imigração

Rio - Caxias do Sul é, sem dúvida nenhuma, um dos destinos preferidos dos apreciadores de bons vinhos e dos espumantes. Mas, misturadas com as diversas vinícolas que se espalham pela região, muitas outras atrações atraem e entretêm os visitantes.

Por toda parte notamos as referências italianas, trazidas por imigrantes a partir de 1875. Do centro da cidade até a zona rural, esta última em especial, belas paisagens emolduradas por parreiras, capelas e construções feitas em pedra encantam a todos.


Vinícola Castelo Medieval Chateau Lacave, onde é possível ao visitante conhecer a produção, visitar a vinícola e degustar vinhos. E lá ainda funciona um belo restaurante .  Foto: Luísa Bousada / Agência O Dia

Por existirem muitas atrações, a área rural foi dividida em roteiros, facilitando a vida dos turistas. Sendo assim, na Estrada do Imigrante encontramos a Casa Bonnet, um valioso patrimônio histórico da imigração italiana no sul do Brasil. No Vale Trentino, o Museu da Uva e do Vinho é a grande atração, podendo ser possível a observação da produção de derivados da uva. No roteiro Ana Rech é possível apreciar o Presépio Permanente, contando a história de Jesus.

UM POUCO DE HISTÓRIA
Passeando pelo centro da cidade, notamos igrejinhas, murais e até uma réplica da Pietá de Michelangelo. A herança dos imigrantes italianos realmente se faz notar em cada pequeno detalhe, inclusive nos restaurantes e cantinas. Uma boa pedida na hora de comer é o tradicional rodízio de galetos, onde as aves são deliciosamente temperadas no vinho branco, sálvia e sal, depois ficam torradinhas numa churrasqueira de carvão. Geralmente, o galeto vem acompanhado de sopa agnolini, maionese, radicce (tipo de almeirão) com bacon, polenta e uma massa. Saborosíssimo!

E, para quem não pode ficar sem aquelas comprinhas, Caxias não deixa nada a desejar. Diversas casas de produtos típicos, joias e venda de vinhos e de espumantes resolvem o problema.

Durante o mês de fevereiro, Caxias do Sul recebe a tradicional e concorrida ‘Festa Nacional da Uva’, com desfile de carros alegóricos, degustações, shows de música e de dança. O evento atrai muitos turistas para a região e, por isso, a cidade gaúcha fica bastante movimentada nesta época.

UM POUCO DE HISTÓRIA
A ocupação italiana em Caxias do Sul iniciou-se a partir de 1875, ocupando a região chamada de ‘Campo dos Bugres’. Dois anos depois, a colônia recebeu nova denominação: Colônia de Caxias. No decorrer do mesmo ano, o município foi criado e instalado. Durante todo século, vários ciclos econômicos marcaram a evolução de Caxias.
O principal e mais evidente foi o Cultivo da Videira e a Produção de Vinho, que, inicialmente era produzido para consumo próprio. Em 1910, Caxias foi elevada à categoria de cidade e o trem chegava à região, auxiliando mais o desenvolvimento econômico. Com isso, a urbanização e industrialização andou de forma bastante acelerada.

O QUE FAZER E VER
VINÍCOLAS DO VALE DO TRENTINO. Entre as divisas de Farroupilha e Caxias do Sul no Vale Trentino. Diversas famílias italianas chegaram ao Vale do Trentino em busca de vida melhor. Iniciaram o plantio de parreiras e outras culturas para sua subsistência. Algum tempo depois, em um momento de dificuldade, dois homens se juntaram formando o que viria a ser a 1ª Cooperativa Vitivinícola da América Latina. Atualmente, mais de 300 famílias cuidam de muitos parreirais para produzir seus deliciosos vinhos.

MUSEU DA UVA E DO VINHO. R. Luiz Franciosi Sério 350, Distrito de Forqueta. Fone/Fax: (54) 3535-1640 /3535-1614 - http://www.forqueta.com.br/.  Funcionamento: ter a dom, 9h às 17h.

Além da visita à vinícola, é possível assistir à produção e, no final, degustar os deliciosos derivados da uva. Caso queira levar para casa, é possível a compra dos produtos.

BALNEÁRIO MULADA. São Jorge da Mulada, Distrito de Criúva. Tel.: (54) 3291- 088. http://www.criuva.tur.br/  . Neste delicioso balneário existe local para fazer churrasco com a família, piscina natural, quadra de vôlei, banheiros e mata nativa para um contato próximo à natureza.

CABANHA MORRO AGUD Estrada VRS 315, Km 13/15, Distrito de Criúva. Tel.: (54) 3267-8068. http://www.cabanhamorroagudo.com.br/
Aqui é possível realizar cavalgadas, trilhas, visitar a fazenda e provar, no delicioso restaurante, as comidas típicas da região.

MEMORIAL IRMÃOS BERTUSSI. Estr. Geral s/nº, Criúva. Tel.: (54) 9987-6134/ 9622-5926. Este memorial é em homenagem à família Bertussi, toda de músicos e compositores. Sua música tradicionalista gaúcha ajudou o município de Criúva a ser conhecido nacionalmente.

MUSEU CASA ZINANI E MEMORIAL DITÁLIA. Capela São Pedro e São Paulo, 3° Légua, Distrito de Galópolis. Tel.: (54) 3026-8356. http://www.estradaimigrante.com.br/ Funcionamento: sáb e dom , 9h às 18h; seg a sex, é preciso agendar.

Chegar neste local é sentir-se dentro de uma colônia italiana. Com arquitetura em madeira e mobiliário preservado utilizado pelas famílias de imigrantes, tudo te leva à Itália. Experimente tomar café da manhã, sentado em uma mesa no interior do museu. Sinta o gostinho delicioso trazido da Itália. Vale a pena o passeio.

IGREJA DE PEDRA SACRO. Cuore di Gesú e Maria Travessão Sta. Rita, 3° Légua, Distrito de Galópolis. Tel.: (54) 3026-8340. http://www.estradaimigrante.com.br/ . Seg a dom, 9h às 17h.
Foram precisos 11 anos de trabalhos comunitários para sua construção, fruto da promessa de um italiano, que prometeu erguer a igreja caso saísse vivo da guerra do Império Austro. Dito e feito. Como era devoto do Sagrado Coração de Jesus e Maria, cumpriu sua promessa, e construiu uma das capelas mais antigas de Caxias do Sul. Seu interior possui imagens vindas da Itália e o piso é original em cerâmica feita à mão, com argila do Vale do Caí.

GRUTA NOSSA SENHORA DE LOURDES. Travessão Santa Rita, 3º Légua. Distrito de Galópolis. Tel.: (54) 3026-8343. http://www.estradaimigrante.com.b/ r. Funcionamento: sáb, 13h às 20h; dom, 7h às 20h. Em uma de suas saídas para caçar, um grupo de imigrantes descobriu uma gruta natural próximo a uma bela cascata. O local era de difícil acesso e, para entrar na gruta, foi necessário descer por uma corda. Os imigrantes, achando o local especial, pediram permissão ao Bispo Dom José Baréa para a construção de uma igrejinha dentro da gruta descoberta, em homenagem a Nossa Senhora de Lourdes. Com a autorização, durante dois anos, todos os domingos, os moradores limparam, retiraram pedras e galhos, e assim a capela foi inaugurada em outubro de 1949. Uma escadaria foi construída facilitando o acesso. Missas são celebradas no local aos domingos.
CASA BONNET. Capela São Luiz, 3° Légua, Distrito de Galópolis. Tel.: (54) 3026-8410. http://www.estradaimigrante.com.br/  .

Após algum tempo vivendo no Rio de Janeiro, o imigrante francês Henri Bonnet foi acometido de uma doença em que os médicos lhe aconselharam a deixar o Estado devido às altas temperaturas. Bonnet lembrou-se logo dos imigrantes italianos que vinham ao Brasil dirigindo-se ao sul do País, e rapidamente embarcou em um desses barcos. Chegou no sul em 1877 e construiu uma casa. Em 1879, construiu uma casa ainda maior. Muito esperto, sabendo que ali era rota de imigrantes seguindo para Caxias do Sul, tratou de montar um armazém onde os viajantes pudessem comer e descansar antes de seguir viagem. A casa foi construída sobre uma laje de pedra e seu piso, todo feito de troncos de pinheiro e canjeranas. Bonnet construiu um poço dentro da casa e serviu-se dela por muitos anos.

Atualmente, a casa pertence a Alcides Luca Tonietto e foi reaberta por representar um valioso patrimônio histórico da imigração italiana no sul do Brasil.

IGREJA NOSSA SENHORA DE LOURDES. Av. 25 de Julho s/nº, Centro, Flores da Cunha. Tel.: (54) 3292-1443. www.caminhosdacolonia.com.br. Um dos primeiros templos em estilo gótico do estado, sua construção foi iniciada em 1903. No altar-mor composto por três nichos, achamos Nossa Senhora de Lourdes bem no centro. Na nave do lado esquerdo, repousam os restos mortais do Frei Salvador Pinzetta e, à direta, está o Memorial do Santo Sudário.


PARQUE DA GRUTA. Otávio Rocha, Flores da Cunha. Tel.: (54) 3279-1298. http://www.caminhosdacolonia.com.br/ . Diariamente, das 7h às 19h. A gruta é formada pela projeção de uma grande rocha. No interior foi colocada uma imagem de Nª Sª das Graças, e tem uma festa votiva todo primeiro domingo de dezembro. Logo em frente à gruta, há uma cascata com aproximadamente 25 m de altura, formando uma piscina natural.

PRESÉPIO PERMANENTE. Pça. Padavena, B. Ana Rech. Tel.: (54) 3283-1881. http://www.anarech.org.br/ . Funcionamento: seg a sex, 7h às 22h; sáb, 13h às 22h; e dom; das 10h às 22h. O presépio está no coração da Vila de Ana Rech. É todo feito de lata e narra a história do nascimento de Jesus. Foi idealizado pelo artista plástico Edmilson Duarte Almeida em 2003.
MUSEU AMBIÊNCIA CASA DE PEDRA R. Matheo Gianella 531. Tel.: (54) 3221-2423. Funcionamento: ter a dom, 9h às 17h. Este museu é popularmente chamado de Casa de Pedra. A casa foi toda feita com pedras assentadas e rejuntadas com barro, pinho e janelas afixadas em tijolos artesanais. O local foi aberto ao público em 1975 e tornou-se uma referência para os habitantes de Caxias do Sul e seus visitantes. Em 2001 foi realizada uma restauração garantindo, assim, sua preservação.

COMO CHEGAR

>>Avião: Gol (www.voegol. com.br) , Tam (www.tam.com. br), Trip (www.voetrip.com.br) e Azul (www.voeazul.com.br) voam para Porto Alegre. De lá é preciso alugar um carro e seguir até Caxias do Sul pela BR-116 ou contratar um serviço de traslado previamente com o hotel de destino.
>>Ônibus: A empresa Penha (54 3222-2199) faz o trecho até Caxias do Sul com uma rápida troca de ônibus na rodoviária de Curitiba. Passagens a partir de R$ 200 e viagem com duração aproximada de 24 horas.

>>Carro: Acesso pela Rodovia Presidente Dutra e BR-116

COMPRAS

>>Mini - Arte Jacob
Tel.: (54) 3267 - 8115. http://www.criuva.tur.br/
Venda de artesanato.

>>Jóias Kelly
R. Ângelo Agostini 166, Bairro Pioneiro.
Tel.: (54) 3224 -1234. http://www.joiaskelly.com.br/
Seg a sex, 8h às 11h45 e 13h30 às 17h30; sáb, 8h às 11h45.
Venda de jóias e semi-jóias, produção, degustação e venda de derivados da uva.

>>Casa Amaro Vinhos e Gastronomia
R. Uva Itália 1825, Flores da Cunha. Tel.: (54) 3279-1234. http://www.casadeamaro.com.br/
Degustação e venda de vinhos, sucos e espumantes.

>>Artesanato e produtos típicos Paisagens do Tempo
Av. Rio Branco 1288, Ana Rech.
Tel.: (54) 3283-4054. http://www.anarech.org.br/
Venda de artesanato e produtos típicos.
Ter a dom, 9h às 11h45, e das 14h às 19h.
NOITE

>>Bongô Bar
R. Dr. Augusto Pestana s/n°, São Pelegrino.
Tel.: (54) 3028-3806.
Bar com música brasileira ao vivo.

>>Boteco 13
R. Coronel Flores 810, São Pelegrino.
Tel.: (54) 3221-4513.
Bar bacana no estilo boteco chique.

>>La Barra
R. Coronel Flores 810, São Pelegrino.
Tel: (54) 3028-0406.
Pub com muita gente bonita.

DORMIR

>>Hotel Íbis
R. João Nichele 2335, Sanvitto II.
Tel.: (54) 3209-5555.
Diária: a partir R$ 95 ( casal).

>>City Hotel
R. Borges de Medeiros 777, Centro.
Tel.: (54) 2101- 7979 / 3225- 1177. http://www.cityhotel.tur.br/
Diária:a partir R$ 73 (casal).
>>Volpiano Hotel
R. Ernesto Alves, 1462, Centro
Tel.: (54) 3223- 9944. http://www.volpianohotel.com.br/
Diária: a partir R$ 110 (casal) com café da manhã.

COMER

>>Colina dos Vinhedos
R.Ari Bergosa 5000, Bairro Nossa Senhora da Saúde.
Valores: Refeição típica Italiana a R$ 28 por pessoa / Café Colonial a R$ 28 por pessoa / Café da Coçonia a R$ 20 por pessoa
>>Cantina Pão e Vinho
R. Ludovico Cavinatto 1575. Bairro Santa Catarina
Média: R$ 30 a R$ 50 (por pessoa). Experimente o delicioso galeto acompanhado com sopa, massas e polenta.

>>Don Guilherme Pizzaria
R. Ludovico Cavinato 287, Nossa Senhora da Saúde
Tel.: (54) 3211 -0704 / 3211-6655. http://www.caminhosdacolonia.com.br/
Rodízio de pizzas. Preço: a partir R$ 18 (por pessoa).

http://odia.terra.com.br/

Nenhum comentário: