quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Região de L'Aquila sofre 3 abalos sísmicos durante a noite

Roma, 1 set (EFE).- A atividade sísmica na província de L'Aquila, devastada pelo terremoto que sacudiu em abril do ano passado a região dos Abruzos (centro da Itália), e que voltou a assustar nos últimos dias, continuou durante a noite com outros três terremotos.

O instituto italiano de geofísica e vulcanologia registrou três novos tremores durante a noite, com epicentro nos Montes Reatini, na província de L'Aquila, o mais forte dos quais teve uma magnitude de 2,8 na escala Richter.

O reatamento da atividade sísmica obrigou o prefeito de L'Aquila, Massimo Cialente, a fechar o centro da cidade durante 48 horas como medida preventiva.

Também foram suspensas as obras de recuperação dos edifícios históricos afetados pelo terremoto do ano passado.

O responsável pela administração dos Abruzos, Gianni Chiodi, se reuniu na terça-feira com os responsáveis da Defesa Civil, que permanece ativada perante qualquer eventualidade.

Embora até agora não haja pessoas feridas nem danos materiais, os tremores semearam pânico entre a população, e muitos cidadãos passaram a noite fora de casa. Vários dormiram em seus carros.

Em 6 de abril de 2009, os Abruzos e particularmente a cidade de L'Aquila foram atingidos por um terremoto de magnitude 5,8 que causou 299 mortes e deixou milhares de desabrigados.

O terremoto foi precedido por vários dias de intensa atividade sísmica que, segundo os especialistas, foram subvalorizados.

Nenhum comentário: