quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Cartão de crédito x comida lixo

Roma - Quando, no supermercado, a intenção é pagar com o cartão de crédito, aumenta o volume dos alimentos não saudáveis para levar para casa, produtos que não seriam comprados se o pagamento fosse feito em dinheiro. Com o cartão de crédito, aumenta a tendência compulsiva de comprar a chamada 'junk food' (literalmente, comida lixo, do inglês). Esta é a conclusão a que chegou um grupo de pesquisa, que publicou no Journal of Consumer Research os resultados da análise do comportamento de compra de mil norte-americanos, por um período de seis meses.

Segundo os autores do estudo, Manoj Thomas da Cornell University, Kalpesh Kaushik Desai da Universidade Estadual de Nova York, em Binghamton e Satheeshkumar Seenivasan da Universidade Estatal de Nova York, em Buffalo, existem dois fatores que originam este comportamento.

''Inicialmente - destacam os pesquisadores - há uma correlação entre a insalubridade dos alimentos e a impulsividade de sua compra: alimentos pouco saudáveis tendem a despertar reações impulsivas, enquanto que o segundo motivo está no fato de que os pagamentos em dinheiro são psicologicamente mais 'dolorosos' do que aqueles feitos com o cartão de crédito''.

É justamente a ausência da dor psicológica no pagamento com o cartão de crédito que pode explicar o comportamento impulsivo da compra de alimentos pouco saudáveis.

Os autores do estudo também sugerem uma possível relação entre o aumento da obesidade e a mudança da forma de pagamento nos últimos anos.

Segundo os Centers for Disease Control and Prevention (CDC), 34% dos adultos americanos são obesos; e quase 40% de todas as compras em 2006 foram feitas com o cartão de crédito e débito.
''A relação entre estas tendências - acrescentam os autores - sugere que o autocontrole não é inteiramente fruto da vontade, mas pode ser favorecido ou dificultado por fatores contextuais, aparentemente não relacionados, que afetam os sentimentos íntimos das pessoas''.


imagem arquivo virtual

Nenhum comentário: