No Ano da Itália no Brasil, algumas agências turísticas italianas listaram verdadeiras 'pílulas' do Brasil, para os turistas visitarem lugares que vale a pena conhecer, para descobrir um pouco do país.
Brasília, a capital, é a única cidade do mundo - entre aquelas construídas no século XX, a constar da lista da Unesco como patrimônio histórico e cultural da humanidade.
De grande impacto visual é o complexo formado pela praça dos Três Poderes, com o Palácio do Planalto Congresso - Câmara dos Deputados e Senado Federal - Supremo Tribunal Federal, e da Esplanada dos Ministérios, onde estão o Palácio do Itamaraty, o Ministério das Relações Exteriores e a Catedral Metropolitana.
Na periferia da cidade surge o Parque Nacional de Brasília, um pulmão verde de 30 mil hectares com cachoeiras, piscinas naturais e trilhas que penetram no verde.
Em São Paulo, uma das metrópoles mais populosas do mundo, vale a pena visitar a região central, a mais interessante de um ponto de vista turístico e cultural, e os bairros da Bela Vista e da Liberdade. A Catedral da Sé e o Masp, o Museu de Arte de São Paulo, que abriga o maior e mais importante acervo da arte ocidental, são jóias imperdíveis.
Já o Rio de Janeiro é uma cidade fascinante e alegre que pode ser descoberta do alto: do cume do Corcovado, onde está a famosa estátua do Cristo Redentor. Dali se vai até o centro, onde estão monumentos interessantes como o Theatro Municipal e o Palácio de Belas Artes, construído como o Louvre e com uma importante coleção de artistas brasileiros.
O lugar mais famoso da cidade é sem dúvida a praia de Copacabana, que se estende por quatro quilômetros e meio. Também vale apena conhecer Búzios, com suas dunas de areia e os restaurantes de frutos do mar com vista para o mar.
Do Rio, seguindo pela Costa Verde, se chega até Paraty, uma sucessão de matas e praias tropicais, mas também se pode optar pelo Brasil eco-chique da Bahia. Ambientes naturais intocados também se descobrem no Maranhão, nordeste do país, com suas areias brancas, dunas e lagoas cristalinas.
Além do mar e das praias, também existe um Brasil verde, ideal para os turistas que buscam aventuras.
As viagens mais espetaculares são as da Amazônia, a maior floresta primária do mundo, ou o Pantanal, a mais extensa planície alagada do planeta. Daqui é possível seguir para Bonito, cidade do sudoeste do Mato Grosso do Sul, onde graças à concentração calcária do solo as águas de seus rios são luminosas, transparentes e atraem espeleólogos do mundo todo.
As cidades mais características e fascinantes pelo seu aspecto colonial são Salvador, Olinda, Fortaleza, Porto Alegre e Recife.
www.ansa.it/www.italianos.it
Nenhum comentário:
Postar um comentário